Ciúme – de quem é o problema?

 

Quando a gente sente aquele medo de perder alguém ou de ser trocada por outra pessoa – o sentimento em questão diz respeito a quem? Tem mais a ver com quem somos e com as nossas próprias percepções ou é uma consequência do comportamento das pessoas com quem convivemos? A orientadora emocional Camilla Couto explica.

 

Para Camilla Couto, Orientadora Emocional para Mulheres, com foco em relacionamentos, o ciúme nem deveria ser visto como um problema: “o ciúme é um sentimento como qualquer outro, basta sabermos lidar com ele”, explica Camilla, “mas ele passa a ser um problema apenas quando e se começa a prejudicar nossa vida e nossas relações. Quando permitimos que ele cresça dentro de nós, ele pode tomar proporções enormes e fazer com que a gente perca a cabeça e faça até loucuras”.

No entanto, segundo a orientadora, costumamos esquecer que não “temos” ou “possuímos” alguém, ou seja, a sensação de posse é totalmente irreal. E esse medo de “perder” quem amamos surge da nossa própria insegurança, da nossa baixa autoestima e, principalmente, da falta de confiança em nós mesmas. Camilla enfatiza: “é isso que a gente revela para o outro quando sente ciúme dele: demonstramos que há algo em nós que não anda bem. Ou seja, o ciúme tem muito mais a ver com quem sente do que com o comportamento do outro, propriamente dito”.

A maioria das pessoas talvez não concorde com o que acabou de ler, pois, quando admitimos sentir ciúme, já vamos logo arrumando uma justificativa: “é que ele/ela não me passa confiança”, ou “é que ele/ela dá muito mais atenção a outras pessoas do que a mim”. Há até quem diga: “mas, eu tenho razões para sentir ciúme, pois já fui traído (a)”. Camilla lembra que, para essas pessoas, a culpa do ciúme sempre é do outro, e a realidade não é bem assim. Ela explica por que:

Primeiro – porque não podemos culpar ninguém por algo que nós mesmos sentimos. Temos que ter autorresponsabilidade não só por aquilo que fazemos e dizemos, mas também pelo que sentimos.

Segundo – porque só confiamos no outro quando temos, antes, confiança em nós mesmos, em nossos sentimentos, nas nossas capacidades e no fato de que somos amados, que somos especiais e merecemos o melhor.

Terceiro – porque temos que levar em conta duas questões extremamente importantes nas nossas relações: ESCOLHAS e LIMITES. A escolha de estar ao lado de alguém que tem determinado tipo de comportamento que nos provoca ciúme é nossa. Não somos obrigados a conviver com quem quebrou nossa confiança, com quem nos desperta medo e insegurança. A escolha é nossa. Talvez você diga que o faça por amor. Tudo bem, mas ainda assim é uma escolha sua, percebe?

Camilla ainda lembra que o fato de amar alguém não quer dizer que devamos tolerar todo e qualquer tipo de comportamento do outro. “Tolera quem se sente inseguro, não se valoriza, não confia em si mesmo e não se ama o suficiente. E, sim, amar-se também é imprescindível num relacionamento. E quem se ama de verdade e se valoriza, coloca limites”, lembra ela.

Se você ainda está pensando que o ciúme pode surgir da vontade de estar junto para sempre, pare e pense: junto para sempre em que condições? Você gostaria de viver num relacionamento em que sofre com o que sente e tenha que lutar constantemente para garantir a sua segurança? “Não permita que o seu medo vença e que o ciúme tome conta de você e reja seus relacionamentos. Tenha autorresponsabilidade pelos seus sentimentos, pelas suas escolhas e imponha seus limites. Assim você certamente conseguirá combater o ciúme ou, ao menos, conviver com ele de uma forma mais saudável”, finaliza a orientadora.

Fonte: Blog das Amarildas

 

Read Previous

Sinfônica faz concertos no fim de semana sob a regência de maestro alemão

Read Next

Viola caipira e violino juntos em show sábado, dia 4, na Casa de Vidro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *