Educação concede Selo Escola Bem Legal a 74 estabelecimentos

Cresceu 29,8% o número de escolas de Educação Infantil particulares, credenciadas, junto à Secretaria Municipal de Educação. Até o ano passado, 57 unidades de ensino desta categoria estavam regularizadas. Este ano, já são 74 e há pelo menos outras 15 que deram entrada no pedido de autorização de funcionamento.

Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro, durante a cerimônia de entrega do Selo Escola Bem Legal 2018, realizada no Salão Vermelho da Prefeitura. Participaram do evento a secretária Municipal de Educação, Solange Pelicer, e o promotor da Infância e Juventude, Rodrigo Augusto de Oliveira.
O aumento no número de credenciamentos se deve a força-tarefa desencadeada pela Secretaria de Educação em parceria com a de Urbanismo. O objetivo foi mapear as escolas que deram entrada no alvará de funcionamento, mas não prosseguiram com o processo para obter o credenciamento e, assim, estarem habilitadas a funcionar.
A força-tarefa identificou 317 unidades de ensino que solicitaram o alvará junto à Secretaria de Urbanismo. Deste total, 76 escolas precisam ter a autorização de funcionamento emitida pela Secretaria Municipal de Educação por atenderem exclusivamente a educação infantil (de zero a 5 anos). As demais são unidades que possuem também Ensino Fundamental e, por isso, são fiscalizadas pelo Estado. Todas as 76 unidades, já foram notificadas a regularizarem a situação.
Escola Bem Legal
A primeira edição do Selo Escola Bem Legal foi realizada no início de 2016, quando foi desencadeada uma campanha alertando as escolas de Educação Infantil, da rede privada, sobre a importância de ser uma escola credenciada.
“É importante que os pais estejam atentos se a escola em que os filhos estudam está credenciada junto ao município. Uma das maneiras de identificá-las é justamente por meio do Selo Escola Bem Legal que atesta a sua regularização”, explicou a secretária de Educação.
Uma escola não credenciada pode trazer uma série de transtornos aos pais, que vão desde o comprometimento da segurança dos alunos – pois muitas vezes a infraestrutura oferecida não é adequada – assim como na questão pedagógica.
Uma escola não reconhecida e supervisionada pela Secretaria de Educação implica em não ter a documentação do aluno aprovada. Logo, quando o pai for matricular o filho em uma escola de ensino fundamental, a documentação da escola anterior não será válida.
Como se regularizar
Estar autorizada significa atender a uma série de requisitos que garantem a qualidade do ensino e a segurança dos alunos e da equipe de educação.
Os requisitos incluem:
      
·  estar de acordo com os parâmetros de construção de estabelecimento de ensino;
·  estar qualificada em relação ao conteúdo pedagógico;
·  estar em conformidade com as diretrizes do Ministério da Educação;
·  estar licenciada pela Vigilância em Saúde;
·  possuir a avaliação e vistoria do Corpo de Bombeiros.
·  obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) na Receita Federal

Read Previous

Municípios já podem enviar ofício para compra de material esportivo

Read Next

Unimart Shopping Campinas entra em clima de Natal e prepara festa para receber o Papai Noel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *