Exposição “Somos Todos Imigrantes” é exibida no Paço Municipal

Fotografias em branco e preto, medindo 1,80m, retratam pessoas de diversas nacionalidades atendidas pela Missão Paz

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania (SMPDC), por meio do Serviço de Apoio ao Imigrante, abriu nesta terça-feira, dia 12 de setembro, no Saguão do Paço Municipal, a exposição fotográfica “Somos Todos Imigrantes”. A mostra, que ficará em exibição até o dia 15, sexta-feira, faz parte do início de atividades do grupo de trabalho responsável pela implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, que estimula a produção de conhecimento sobre o tema da exposição, e do qual a Prefeitura participa.

Parceria entre a Missão Paz, que atua há mais de 70 anos no acolhimento e apoio a imigrantes e refugiados, e o fotógrafo Chico Max, autor das imagens, a Mostra busca aproximar o público da diversidade cultural e remeter os espectadores às suas próprias origens. As fotografias, em paineis de 1,80 por 1,00 m, suspensas em molduras de madeira, retratam pessoas de diversas nacionalidades atendidas pela Missão.

Segundo a secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, a Mostra, além de retratar imigrantes e refugiados como pessoas repletas de capacidade de superação das adversidades pelas quais passaram e passam, coloca-os como sujeitos com grande potencial de construção de novas relações sociais e culturais. “Essa exposição é também uma reafirmação dos compromissos da Prefeitura de Campinas com essa população que, assim como todos os povos que vieram antes e ajudaram a edificar nossa cidade, também tem muito a contribuir para a construção de uma sociedade moldada pelos valores do respeito humano”, destaca a secretária.

O diretor do Departamento de Cidadania, Fábio Custódio, diz que a exposição reforça “a humanização do fenômeno migratório, quebrando, assim, paradigmas e preconceitos fundados na desigualdade étnica e nas barreiras territoriais, colaborando na construção de uma Cultura de Paz”.

Na avaliação do diretor, a exposição retrata os imigrantes e refugiados de forma positiva, divergindo da visão midiática comum que os apresenta como problema a ser combatido, desconectados de seus valores humanos, políticos e econômicos e reflexo de um contexto globalizado. “Composta por 19 imagens, a exposição possui mais do que um simples apelo emocional e revela, no olhar dos fotografados, as suas potencialidades”, segundo Custódio.

Cátedra

A exibição da mostra no Paço foi possível graças à parceria entre Unicamp, Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Observatório das Migrações, Rede de Apoio ao Imigrante e Refugiado (RAIR) e Missão Paz. As imagens percorrerão vários locais de Campinas durante o mês de setembro.

As fotografias foram expostas inicialmente na Biblioteca Central da Unicamp. A Mostra marcou o início das atividades do Grupo de Trabalho responsável pela Cátedra, além da adesão da Universidade ao “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”. A Prefeitura de Campinas é uma entidade apoiadora do Pacto.

Serviço

Exposição: “Somos Todos Imigrantes”

Local: Saguão do Paço Municipal – Avenida Anchieta, 200, Campinas

Data: 12 a 15 de setembro

Horário: 7h às 21h

Read Previous

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército realizam Juramento à Bandeira Nacional

Read Next

Avenida João Erbolato, no Jardim Chapadão, terá bloqueio viário até quinta-feira, dia 21 de setembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *