SHARE
Se sozinho já tem lugar cativo no paladar dos brasileiros, imagine um festival inteiro dedicado ao café. Para brindar os 243 anos da cidade, a Secretaria de Cultura de Campinas, por meio das coordenadorias de Extensão Cultural e Economia Criativa, promove o 1º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas, nos dias 22 e 23 de julho, no Museu do Café, das 10h às 17h, com entrada e estacionamento gratuitos.
 
Durante os dois dias, o público poderá conferir uma programação extensa com gastronomia (bebidas e comidas a base de café), artesanato regional, moda, atrações educativas para adultos e crianças com plantio de pés de café em frente ao Museu e brinquedoteca; apresentações musicais (modinhas, lundus, chorinho), danças folclóricas, além de projeção de documentários históricos, visita monitorada ao Museu e performance de atores caracterizados como personagens que viveram na antiga Fazenda Taquaral interagindo com os visitantes.
 
“A iniciativa visa reaproximar a população de um dos locais mais emblemáticos da cidade”, afirma Mary Angela Biason, coordenadora de Extensão Cultural.  O Museu do Café, criado em 1996, tematiza a importância da economia cafeeira no desenvolvimento regional, sua influência sobre o perfil da população, seus modos de vida e trabalho. Está instalado no Lago do Café, remanescente da antiga sesmaria de Barreto Leme, que depois se tornou a Fazenda Taquaral e na década de 1940 a 1990 abrigou o Instituto Brasileiro do Café. Seu casarão, datado de 1972, é réplica da sede da Fazenda.
 
“Por meio de várias ações de mercado e modernização de equipamentos domésticos o hábito de tomar um bom café voltou a ser visto como uma ótima opção de entretenimento ou momentos de lazer com amigos e familiares”, destaca Beto Lago, coordenador de Economia Criativa.
 
 
Serviço
1º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas 
Quando: 22 e 23 de julho, sábado e domingo, 10h às 17h.
Local: Museu do Café de Campinas (Lago do Café – Av. Dr. Heitor Penteado, 2145. Taquaral. Campinas).
Entrada e estacionamento gratuitos.
(Fotos: Edis Cruz)

LEAVE A REPLY