Livro sobre o bairro Guanabara é lançado no MACC nesta 5ª

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) sedia o lançamento do livro “Guanabara nos Trilhos da Ferrovia – a Pujança de um Bairro” (Pontes), de autoria da arquiteta e escritora Patricia Ceroni Scarabelli, na próxima quinta, 16 de maio, às 19h30. O projeto foi realizado com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas.
A obra reúne registros históricos, documentos, mapas e fotos da região do bairro Guanabara, em Campinas, pesquisados ao longo dos últimos 20 anos. Trata-se do registro da evolução histórica e econômica do bairro, pautado na ferrovia e nas empresas urbanas que tiveram destaque naquele período. A urbanização da região se dá pela influência e interesses econômicos, proporcionando novas formas de ver e ler o bairro.
O livro faz parte de uma trilogia que a autora vem preparando desde 2014, sobre o bairro Guanabara e região, onde apresenta a história local, bem como curiosidades sobre a evolução urbana de uma região peculiar da cidade de Campinas.
O primeiro volume foi lançado em 2015 e compõe a introdução do bairro no contexto da cidade. Neste segundo, a autora mostra a força das empresas urbanas, algumas campineiras, na estruturação urbana do tecido da cidade, bem como a influência delas na configuração do bairro. A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, uma das empresas apresentadas, se fortalece com a instalação da Estação Guanabara no bairro, estabelecendo um novo limite urbano para a cidade de Campinas. Assim como a Companhia Mogiana, outras empresas foram de importância para o bairro e para a cidade, como a Companhia Ramal Férreo Campineiro, a Companhia de Carris de Ferro, a Companhia Campineira de Águas e Esgotos, entre outras.
A autora é arquiteta e urbanista, professora e coordenadora universitária, pesquisadora e atua com projetos de arquitetura. Desenvolve pesquisas relacionadas ao patrimônio histórico e arquitetônico desde 1999, se tornando especialista na Região do Guanabara e nas questões que envolvem o desenvolvimento urbano da cidade de Campinas-SP.
Serviço
Lançamento do livro “Guanabara no Trilhos da Ferrovia – a Pujança de um Bairro” (Pontes), de Patricia Scarabelli
Quando: 16 de maio, quinta, às 19h30.
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Av. Avenida Benjamin Constant, nº 1.633. Centro. Campinas). Telefones: (19) 2116.0346/ 3236.4716.
Preço do volume: R$ 20,00.
Entrada gratuita.

Read Previous

Designer de joias cria coleção afetiva em comemoração ao Dia das Mães

Read Next

Sinfônica apresenta concerto especial pelo “Dia Contra a Homofobia”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *