No seu aniversário, Campinas coloca wi-fi gratuito no Taquaral, 13 de Maio, Estação Cultura e Terminal Central

Com os novos pontos, audiência chegará a 2,4 milhões de acessos mensais. Projeto prevê ampliar locais beneficiados e fortalecer a conexão

Campinas comemora nesta sexta-feira, dia 14, seus 243 anos e para celebrar a data, mais uma etapa do “Campinas Digital” foi iniciada. A nova fase do programa foi inaugurada pelo prefeito Jonas Donizette na Lagoa do Taquaral, um dos pontos a receberem conexão à internet gratuitamente.

O prefeito contou que além da Lagoa, há novos pontos na rua 13 de Maio, Estação Cultura e Terminal Central: “É um presente para Campinas no seu aniversário”. Jonas lembrou que Campinas tem um nível de conexão maior que outras cidades e entre conexão doméstica e móvel, 60% da população já possuem acesso à internet.

Durante o início de funcionamento dos novos pontos de acesso digital, o prefeito anunciou um projeto para melhorar ainda mais a receptividade das antenas dos celulares. Também disse que está sendo analisada uma parceria para fortalecer os pontos de wi-fi livre para a população por meio da venda de patrocínio.

O presidente da IMA, Fernando Garnero, afirmou que, com os novos pontos, será possível dobrar a audiência, chegando a 2,4 milhões de acessos/mês. “Dos 20 pontos atuais, ampliamos para 24 e até o final do ano queremos ultrapassar os 40 pontos, incluindo a região do Ouro Verde, Praça da Concórdia, Bosque dos Jequitibás e Joaquim Egídio. Já temos uma pré-análise dos locais onde há maior número de pessoas”.

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da IMA (Informática dos Municípios Associados), o programa oferece conexão gratuita à internet em pontos estratégicos da cidade. O investimento total na fase atual, com os novos quatro pontos inaugurados nesta sexta-feira, foi de R$ 500 mil. Garnero lembrou que os usuários podem ficar conectados por até 45 minutos e depois é preciso fazer o login novamente. “Essa é uma maneira de dar oportunidade para que todos possam usar”, enfatizou.

Para cobrir a área da Lagoa do Taquaral foram instalados 14 equipamentos repetidores, sendo que dois deles, no kartódromo e na pista de corrida, serão alimentados por energia solar. Já na Rua 13 de Maio e no Terminal Central foram instalados três equipamentos repetidores em cada local.

O programa já existe em 20 diferentes localidades na cidade. Pode-se usar a conexão em um raio de até 90 metros. Para ter acesso gratuito é preciso preencher um cadastro para se conectar em qualquer localidade coberta pela rede Campinas Digital. A velocidade da banda é de 1 Megabits por segundo.

  Outras localidades, incluindo praças e próprios municipais, passarão por uma licitação para investimento da iniciativa privada. O cadastro é feito uma única vez pelo endereço https://digital.campinas.sp.gov.br/.

Pontos de acesso gratuito já em funcionamento

Centro de Convivência Cultural

Centro de Saúde Campos Elíseos

Centro de Saúde Capivari

Centro de Saúde Parque Vista Alegre

Centro de Saúde São Marcos

Centro de Saúde São Quirino

Centro de Saúde Vila Orosimbo Maia

Emef da Vila San Martin

Emef Orlando Carpino

Estação Cultura

Hospital Mário Gatti

IMA – Informática de Municípios Associados

Lagoa do Taquaral

Largo da Catedral

Largo do Rosário

Paço Municipal

Parque Dom Bosco no Vida Nova

Policlínicas 2

Ponto de ônibus da Glicério (próximo ao antigo campus central da PUC-Campinas)

Ponto de ônibus da Glicério na esquina com Benjamin Constant (em frente ao Sonohotel)

Procon

Rua 13 de Maio

Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania

Terminal Central

Read Previous

Papo de Homem em choperia e barbearia de Campinas tem conversa aberta sobre câncer de próstata

Read Next

Neste sábado, Boteco na Estação especial de aniversário de Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *