Papo de Homem em choperia e barbearia de Campinas tem conversa aberta sobre câncer de próstata

Médicos organizam bate-papos entre homens e especialistas nos dias 17, 18  e 19 para falar sobre a saúde masculina em comemoração ao Dia Nacional do Homem

Os homens têm uma maneira peculiar de falar da própria saúde não dando a ela, muitas vezes, a prioridade devida. Pesquisas apontam que os homens cuidam menos de sua própria saúde do que as mulheres. Precisam, inclusive, de incentivo de suas companheiras para procurar um especialista. E, entre os homens, quando o assunto é a prevenção contra o câncer de próstata, por exemplo, não raro o tema é tratado com algumas piadas e brincadeiras. Mas sabe-se que a doença é séria, afinal o câncer de próstata é o que tem maior incidência entre os homens no Brasil e, em 2015, foi responsável por mais de 14 mil mortes, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Pensando em conversar abertamente sobre câncer de próstata com a seriedade necessária, mas em ambiente descontraído e apto a acolher a discussão de forma leve – combinação importante para que o diálogo flua de modo que os homens se sintam à vontade –, oncologistas, integrantes do Grupo SOnHe, e urologistas de Campinas vão realizar o Papo de Homem. Serão três eventos realizados em uma rede de choperias e barbearia da cidade para falar sobre prevenção, cuidados e tratamentos do câncer de próstata. “De forma espontânea, vamos conscientizar o público masculino sobre os exames preventivos, práticas saudáveis e tratamentos existentes em meio a um bom chope e uma boa conversa”, aponta o oncologista André Sasse, que é professor de pós-graduação da Unicamp e membro do Grupo SOnHe.

Os encontros estão marcados para o dia 17 de julho, no Giovannetti Cambuí, no dia 18, no Giovannetti Parque D. Pedro, e no dia 19, na Máfia da Navalha Barbearia, recém-inaugurada no bairro Swiss Park. A iniciativa vai marcar o Dia Nacional do Homem, comemorado anualmente em 15 de julho. Serão montadas mesas-redondas nos locais do evento, nas quais homens e especialistas vão debater sobre os cuidados que devem ser tomados para preservar a saúde e aumentar a expectativa de vida do homem, focando principalmente o câncer de próstata.

A participação é gratuita e aberta aos interessados. Mas as vagas são limitadas. Para inscrição basta enviar um e-mail para sonhe@sonhe.med.br ou pelo WhatsApp (19) 99997-1395.

Câncer de próstata merece atenção especial

O câncer com maior incidência em homens no Brasil é o de próstata, que representa cerca de 29% dos novos casos ao ano, sendo maior que a soma de todos os outros que mais afetam o sexo masculino (pulmão, intestino e estômago). A estimativa do Inca é que este ano devem ser registrados no Brasil 61.200 novos casos de câncer de próstata. Segundo registros do Ministério da Saúde, em 2015 foram 14.484 mortes.

O Dia Internacional do Homem é comemorado no Brasil em julho, foi criado por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores e é celebrado desde 1992. Internacionalmente é celebrado em novembro e foi instituído em 1999 por iniciativa do médico indiano Jerome Teelucksingh, que propôs o tema à ONU.

Serviço

Papo de Homem

Dia 17 de julho, das 19h às 20h30

No Giovannetti Cambuí

Rua Padre Vieira, 1277 – Cambuí, Campinas-SP.

 

Dia 18 de julho, das 19h às 20h30

No Giovannetti Parque D. Pedro

Avenida Guilherme Campos, 500, Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Águas, Campinas-SP

Dia 19 de julho, 19h às 20h30

Na Máfia da Navalha Barbearia

Av. Francisco Alfredo Junior, 247 – Swiss Park Campinas (próximo do res. Arosa).

Read Previous

Verificação anual de taxímetros será feita de 17 a 28 de junho e de 7 a 31 de agosto

Read Next

No seu aniversário, Campinas coloca wi-fi gratuito no Taquaral, 13 de Maio, Estação Cultura e Terminal Central

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *