A Justiça Eleitoral diplomou os 33 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos para o quadriênio 2025-2028, em em cerimônia realizada na Cidade Judiciária. Os diplomas entregues aos eleitos certificam que eles venceram a eleições e estarão aptos a tomar posse nos respectivos cargos, o que vai ocorrer em solenidade no Plenário da Câmara em 1º de janeiro.
“Hoje é um dia de festa para os eleitos e familiares, e também para mim, por ver concluída a missão assumida como presidente da 33ª zona eleitoral (responsável pelas coordenação das eleições em Campinas). Todos nós assumimos missões que exigiram grandes esforços, que foram frutíferos. Missões também assumidas pelos candidatos dos 5.568 municípios do Brasil e das quais advém a democracia que usufruímos neste país. Podemos dizer, inclusive, que este momento não marca o término de uma missão, mas uma festa da democracia brasileira”, diz o juiz Luiz Antônio Alves Torrano, presidente da 33ª zona eleitoral.
Ele ressalta que a diplomação poderia ter sido feita pela Internet em vez de presencial, porém a decisão pelo evento físico surgiu de conversa com o atual presidente da Câmara, o vereador reeleito Luiz Rossini (Republicanos), para valorizar a ocasião em especial para aqueles vereadores que se elegeram pela primeira vez. Na verdade, para uma parte dos parlamentares reeleitos a experiência também foi inédita, como muitos destacaram nos microfones da TV Câmara, já que a última diplomação foi virtual por causa da pandemia de Covid-19 que assolava o Brasil e exigia medidas de contenção social.
“É o início de uma nova jornada, é sempre uma alegria de conquistar uma eleição mesmo pra mim, que já tenho vários mandatos. Esse é o início de um novo período, novas atribuições e responsabilidades e é o encerramento do processo eleitoral, a confirmação de que o nosso sistema e modelo eleitoral funcionam com perfeição. Tivemos uma eleição tranquila, tudo dentro da normalidade, e hoje é uma alegria. Ser vereador em Campinas é algo que me dá muita honra”, diz Luiz Rossini.
“Esse ato de diplomação é sem dúvida a validação do processo democrático em Campinas. A democracia vive de regras e do respeito ao processo eleitoral, e a Justiça Eleitoral tem esse papel fundamental”, ressalta o prefeito reeleito Dário Saadi. Ele também reafirmou o compromisso de trabalhar por Campinas e desejou um mandato de muito sucesso à Câmara: “Todos nós aqui, eu como prefeito e os 33 vereadores passaram pelo crivo e pela escolha da população e sobre nós recai uma responsabilidade maior.