Moradores do interior paulista pagam a 5ª, 6ª e 7ª energia mais cara do Sudeste, com a tarifa das concessionárias locais ficando somente atrás de concessionárias dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais
O valor da energia elétrica elevou os custos mensais dos brasileiros ao longo de 2024, fazendo com que os consumidores residenciais e comerciais tivessem que lidar com o crescimento das tarifas. Para 2025, o cenário deve seguir sem grandes modificações, por exemplo, para os moradores de 234 cidades do interior de São Paulo, que pagam todos os meses uma conta de energia mais cara que a cobrada na capital do Estado.
Segundo os dados mais recentes do ranking da tarifa residencial, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o último reajuste nas tarifas da distribuidora local que atende esses municípios paulistas, fez o preço da energia consumida por kWh (quilowatt-hora) chegar a R$ 0,70. O valor fica à frente do reajuste tarifário cobrado na Capital paulista, que chegou a R$ 0,63.
Ainda de acordo com as informações da Aneel, no cenário regional, os moradores do interior de São Paulo pagam a 5ª, 6ª e 7ª energias mais cara do Sudeste, com a tarifa das concessionárias locais ficando somente atrás de concessionárias dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O encarecimento da tarifa ocorre devido a um conjunto de fatores, incluindo a geração, transmissão e distribuição, além de encargos setoriais e tributos.
Neste cenário, consumidores residenciais e donos de pequenos e médios negócios têm buscado formas para economizar mais na conta de luz, e assim poder reinvestir naquilo que realmente importa, uma vez que, de acordo com uma pesquisa da plataforma Cupom Livre, 25% de todo o orçamento das famílias brasileiras é destinado ao pagamento dessa despesa. Uma alternativa para diminuir esses altos custos é energia renovável, que possibilita o acesso a uma fonte de geração limpa.
Para contribuir com a diminuição das contas de luz, a Serena, empresa global e uma das principais companhias de energia solar e eólica para empresas e residências, tem proporcionado mais economia para pequenos negócios e consumidores residenciais. Com a chamada Geração Distribuída, consumidores formam parcerias com geradores, como a Serena, que abastecem a rede com usinas de energia limpa e renovável, instaladas na região de sua localidade e integradas à rede de distribuição.
A geração dessas usinas é convertida em desconto de até 18% na conta de luz dos moradores do interior de São Paulo, já que essa energia é entregue diretamente para a distribuidora local. A contratação é totalmente digital, por meio da plataforma da Serena tanto para casas, quanto comércios.
“A energia limpa e acessível para o maior número de pessoas e empresas, gerando mais economia, já é uma realidade para milhares de consumidores. Na Serena, contamos com uma plataforma digital, que garante a contração de forma simples, sem burocracia, proporcionando a pequenos empreendedores e consumidores residenciais ganhos econômicos que podem ser direcionados para a expansão de seus negócios e residências. Além disso, ao integrar a Comunidade Serena, nossos clientes podem reduzir ainda mais, ou até zerar, suas contas de luz, indicando nossos serviços para familiares, amigos e funcionários.”, afirma Cícero Lima, Diretor executivo de Retail da Serena.

Read Previous

Frequência escolar em SP chega à marca inédita de 86,4%

Read Next

Pesquisa do Sabin comprova danos do cigarro eletrônico, como inflamação e disfunção alveolar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *