Acesso Fácil Saúde Campinas atende quase 240 mil pessoas entre encaminhamentos e orientações
Acesso Fácil Saúde usa Inteligência Artificial para atendimentos de pacientes; veja balanço por serviço
O programa Acesso Fácil Saúde Campinas alcançou nesta semana a marca de 238,1 mil interações entre pacientes e o SUS Municipal durante atendimentos e orientações. O levantamento inédito da Secretaria Municipal de Saúde considera serviços de telessaúde e uso da inteligência artificial (chatbot) para otimizar assistência e reduzir absenteísmo em agendas.
Os dados somam resultados das modalidades digitais aplicadas pela Pasta desde a implementação de cada uma até sexta-feira, 26 de julho, quando o balanço foi finalizado.
Como foram as interações?
Cinco eixos foram considerados pela secretaria no registro de interações com pacientes. Todas significam, na prática, comunicações da Saúde que chegaram aos usuários da rede:
- Interação para reduzir absenteísmo em consultas nos centros de saúde: 89.644
- Chatbot dengue: 89.067
- Interações durante teleconsultas e teleinterconsultas: 36.720
- Chatbot para marcações de teleconsultas: 8.132
- Interações com a Ana, assistente virtual da Saúde Digital: 14.623
“O resultado é fantástico e temos certeza de que os indicadores serão ampliados conforme a popularização dos serviços. Todos os serviços têm potencial de expansão, mas é preciso valorizar todo este trabalho inovador já realizado para otimizar a assistência em saúde diante de um momento em que ainda lidamos com demandas represadas no período mais severo da pandemia de covid-19 e enquanto enfrentamos a maior epidemia de dengue no país. A Saúde Digital é um instrumento cada vez mais importante para qualificar e ampliar o acesso ao SUS Municipal”, ressaltou o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon.