Casa da Criança Paralítica lança projeto Empresa Amiga CCP
O projeto Empresa Amiga CCP prevê a doação de cotas mensais, com contrapartidas à empresa parceira
Para elevar o número de atendidos e manter a excelência no serviço prestado, a Casa da Criança Paralítica (CCP), de Campinas, lança o projeto Empresa Amiga CCP. O objetivo é aumentar a participação das doações de pessoas jurídicas socialmente responsáveis na receita da instituição, tendo como foco as pequenas e médias empresas do município. Hoje, a Casa realiza 58 mil atendimentos anuais, a um custo mensal de R$ 1,2 mil por beneficiário e sua família. As consultas médicas são apenas parcialmente cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que destina R$ 10,50 para cada consulta, pois a tabela está desatualizada há 18 anos.
Segundo Regiane Fayan, coordenadora de projetos e mobilização de recursos da CCP, as doações em dinheiro por empresas representam 2% da receita da Casa (conforme o balanço de 2023), sem incluir a destinação de Imposto de Renda de pessoas jurídicas. “Queremos dobrar a participação desse setor na receita ainda este ano. Para isso, faremos visitas a potenciais doadores para apresentar o projeto, que prevê doações mensais”, diz.
Hoje, Campinas tem cerca de 184 mil empresas ativas, dos mais variados portes, mas o projeto busca o engajamento das pequenas e médias que, assim como as grandes organizações, são cada vez mais cobradas pelo impacto que geram na sociedade. “Acreditamos que o projeto Empresa Amiga CCP é uma excelente oportunidade para que as PMEs de Campinas possam integrar à sua estratégia o ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. É uma pauta que ganha cada vez mais relevância no mundo corporativo, sendo um diferencial competitivo para empresas de todos os portes. No entanto, para as pequenas e médias, a implementação dessas práticas pode parecer desafiadora. Começar pelo ‘S’, de ‘Social’, pode ser um grande passo para elas na direção certa”, completa Regiane.
Como aderir ao Empresa Amiga CCP
São quatro tipos de contribuição previstos no projeto da CCP, com valores distintos: Amiga Diamante; Amiga Ouro; Amiga Prata; e Amiga Bronze. Os pagamentos podem ser feitos via boleto, cartões de banco ou PIX. Cada valor representará uma contrapartida à empresa, mas todas terão um selo social virtual no site da instituição, posts de agradecimentos nas redes sociais, certificado de parceria e visibilidade na sede, onde será exibido o nome do doador. “As novas parcerias, além de garantirem a continuidade dos projetos da nossa instituição, fortalecem a imagem das empresas, reforçando seu compromisso com a transformação social”, acredita a coordenadora da CCP.