Centro Cultural Casarão abre projeto dia 09 de junho com as cantoras Sinhá Rosária e Ana Paula da Silva

As apresentações Sinhá Rosária e Ana Paula da Silva  fazem parte do projeto Arreuní!, com curadoria do violeiro João Arruda, que trará para Campinas, até setembro, artistas que traduzem a diversidade da música brasileira

A ancestralidade e a batida forte de suas origens marcam o encontro das cantoras e compositoras Sinhá Rosária e Ana Paula da Silva, no próximo domingo, 9 de junho, às 15h, no Centro Cultural Casarão, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A entrada é gratuita.

As apresentações integram o projeto de música Arreuní! 2024, que, até setembro, oferece ao público a diversidade da música tradicional brasileira, valorizando a cultura interiorana em sua multiplicidade e fomentando o intercâmbio musical entre diferentes estados do país.

Nesse encontro festivo de cantoria, causos e prosa, mediado pelo violeiro, cantador, curador e criador do projeto, João Arruda, Ana Paula e Sinhá convidam o público a se “arreuní” em torno desse encantamento sonoro.

 

A ancestralidade de Ana Paula

Com 27 anos de carreira, a compositora, cantora e instrumentista Ana Paula da Silva lançou sete álbuns, um DVD e um songbook com suas composições, além de um livro sobre práticas musicais da sua região, Santa Catarina.

Bisneta de negros e de caboclos, Ana Paula busca cada vez mais retratar em sua obra a herança de sua ancestralidade, nas experiências musicais e em sua vida. Tambores entrelaçados às melodias compõem sua música e suas interpretações, que buscam ser universais. A artista foi considerada a Melhor Cantora e Autora do Sul do país pelo Prêmio Profissionais da Música (2023) e Melhor Cantora Regional pelo Prêmio da Música Brasileira (2017).

 

A força serena de Sinhá

Aos 88 anos, Sinhá Rosária tem uma carreira inspiradora na cultura popular. É cantora e compositora de Campinas, cofundadora do grupo Urucungos, Puítas e Quijengues, criado por Raquel Trindade, filha do poeta Solano Trindade, na Universidade Estadual de Campinas.

Sinhá preserva e divulga cantos, ritmos e danças do samba de bumbo campineiro, samba de lenço rural paulista, jongo, coco, maracatu, samba de roda, bumba meu boi, baião, lundu, entre outros.

Ao celebrar seus 80 anos, em 2015, lançou Eu sou Sinhá (FICC 2014), sob direção musical do violeiro João Arruda. Os gestos e palavras de Sinhá trazem a humildade rara daqueles que muito sabem. Seu canto convida a serenar, a ouvir o chamado das boas madrugadas, a vestir camisa de folha e calça de cipó, a sambar no terreiro, a pegar na enxada e abrir as portas de qualquer tipo de cativeiro com a força da alegria e da amizade.

Acessibilidade

O projeto Arreuní! 2024 oferece banheiros acessíveis, apoio de uma equipe de suporte para pessoas com necessidades especiais de mobilidade, e tradução em LIBRAS durante as apresentações.

Serviço:

Projeto Arreuní! 2024 com Ana Paula da Silva e Sinhá Rosária
Quando: 9 de junho de 2024, domingo, 15h
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Aracy de Almeida Câmara, 291 – Barão Geraldo, Campinas)
Entrada gratuita
Classificação livre para todos os públicos

Read Previous

Estão abertas as inscrições gratuitas para a Caminhada Musical da Terceira Idade

Read Next

Bares e restaurantes criam 41 novas vagas de empregos na RMC em abril

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *