Diego Pansani estreia no gênero de contos com Caixa de Gordura

O poeta e escritor campineiro Diego Pansani lança no sábado, 31 de agosto, seu livro Caixa de Gordura. O evento será às 14h, na Livraria Candeeiro, no bairro Cambuí, em Campinas. A entrada é gratuita, com exemplares à venda por R$ 20. A obra foi publicada por meio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas 2023 (FICC), na categoria Literatura e Publicações em Geral.

 

No dia do lançamento haverá sessão de autógrafos, bate-papo sobre literatura e o processo criativo com o autor e convidados, entre os quais Kate Manhães (capista), Letícia González (leitora crítica) e Gabriel Medeiros (editor). O evento também contará com a leitura dramática de contos, realizada pelo autor junto da atriz Ana Carolina Salomão, integrante da Cia. Histriônica de Teatro, de Campinas. Haverá som ao violão e bandolim de Felipe Macedo e Eduardo Pereira.

 

A obra tem o selo da Oficios Terrestres Edições. Trata-se da quinta publicação do autor, que também assina os livros de poesia O Amador (2018), Nenhuma Poesia (2019) e Poesia é Risco (2023), além da HQ No Meio da Piscina Tinha uma Ergométrica (2023).

 

O livro

Caixa de Gordura é a estreia de Diego Pansani no gênero de contos. O motivo é desafiar-se. “Após a publicação de três livros de poesia, inclusive um de poesia blackout, em que exercitei a síntese; percebi que algumas imagens e alguns temas requeriam histórias mais integradas com personagens e outras texturas, outros ritmos. Se bem que, a meu ver, os textos deste livro, que não seguem totalmente a estrutura tradicional dos contos, também se aproximam de uma poesia narrativa. A ideia foi testar novas linguagens”, destaca o escritor.

 

Composto de 96 páginas, Caixa de Gordura vem recheado com 24 contos. De acordo com o escritor, foram escritos ao longo de 20 anos. Apesar das diversas fases de produção, há, entre eles, características em comum. O autor dá spoilers: a linguagem coloquial, o cotidiano, o humor, o lirismo, a subjetividade da vida e os fragmentos de memória.

 

O autor

Diego Pansani tem 39 anos e nasceu em Campinas. É autor dos livros O Amador (2018), Nenhuma Poesia (Proac-2019), No meio da piscina tinha uma ergométrica (HQ) e Poesia é Risco (2023). Integrou o CLIPE – Casa das Rosas, modalidades prosa e poesia e a pós-graduação em escrita criativa do escritor Assis Brasil. Tem publicações em diversas revistas literárias. Ministrou oficinas na Unicamp, Casa das Rosas, Institutos Federais, Sesc, escolas públicas. Participou da Residência Literária Nuoren Voiman Liitto, Villa Sarkia, Sysmä, na Finlândia, e conduziu a oficina de Blackout Poetry em Reykjavik, na Islândia, com apoio da Unesco.

 

Serviço

Lançamento do livro Caixa de Gordura, de Diego Pansani

Dia e hora: Sábado (31/8), às 14h
Local: Livraria Candeeiro (Rua Dr. Vieira Bueno, 170, no Cambuí, em Campinas).
Entrada gratuita.
Informações: @livrariacandeeiro

Read Previous

Restaurante Panela de Barro volta a servir churrasco no almoço

Read Next

Sesc Campinas valoriza a literatura no projeto “Na Estante”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *