Documentário e animação premiados serão exibidos no Teatro Barracão de Barão Geraldo
A edição de Outubro do projeto SarauCine 2.4, que integra o Cineclube do Teatro Barracão, traz aos olhos ávidos por cinema duas produções premiadas. Na quinta-feira (10/10), às 19h, a plateia confere o documentário Máquina do Desejo, que reconta a trajetória do emblemático Teatro Oficina. Já no domingo (13/10), às 11h, será a vez da animação O Menino e o Mundo, indicada ao Oscar em 2016. Vale destacar que as exibições acontecem no Teatro Barracão, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP). O ingresso é no chapéu (contribuição espontânea da plateia).
Com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo Municipal, o SarauCine 2.4 tem a curadoria assinada por Coraci Ruiz, fundadora da produtora Laboratório Cisco, e Daniel Almeida, arte-educador e produtor de cinema. A temporada do projeto, que estreou em junho e se estende até dezembro deste ano, será composta de um total de 24 exibições.
O documentário
Quinta-feira (10/10), às 19h
O documentário Máquina do Desejo, lançado durante o 26º É Tudo Verdade 2021, tem a importante missão de recontar na telona as mais de seis décadas de produção artística e ativa do reconhecido Teatro Oficina, fundado pelo diretor José Celso Martinez Corrêa e grandes nomes do teatro brasileiro, entre os quais Renato Borghi, Etty Fraser e Fauzi Arap, em 1958, em São Paulo.
“Trata-se de um importante grupo que, durante esses mais de sessenta anos, busca descobrir sua própria linguagem, uma linguagem realmente brasileira, e, para que isso aconteça, se constrói e desconstrói sucessivamente a partir de uma autocrítica voraz e de um compromisso com a invenção e a liberdade das quais jamais abriram mão e se tornaram os fundamentos do grupo”, avalia Lucas Weglinski, diretor, roteirista e montador da produção.
Para narrar essa saga revolucionária, que marcou a história do teatro brasileiro com cores, sabores, texturas, encenações e provocações, o documentário lançou mão do precioso acervo audiovisual da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona, que, atualmente, está preservado no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), da Unicamp.
“Máquina do Desejo busca esse corpo em terno processo, essa experiência de imersão e transe para levar o espectador a uma viagem pelos elementos criadores que orbitam esse cosmos que é o Oficina. Desejamos fazer do espectador um participante capaz de criar sua própria jornada pelas camadas que atravessam as engrenagens dessa grande máquina coletiva coroada pelo poder do desejo”, convida o diretor.
Vale ainda destacar que, ao mesmo tempo em que traça poeticamente a trajetória da companhia, o documentário, com 110 minutos, traz à tona vivências artísticas de figuras emblemáticas do cenário artístico do Brasil, como Caetano Veloso, Glauber Rocha, Lina Bo Bardi, Chico Buarque e Zé do Caixão.
A animação
Domingo (13/10), às 11h
Em uma pequena casa no campo, um garoto mora com o pai e a mãe. Diante da falta de trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Essa é sinopse da premiada animação O Menino e o Mundo (79’, 2013), assinada pelo diretor Alê Abreu. Em 2014, recebeu o Crystal Awards – prêmio máximo no mais importante festival de animação do mundo, o Festival de Annecy, na França, e, em 2016, concorreu ao Oscar de melhor longa-metragem de animação. No rol de reconhecimentos, ainda constam prêmios no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema (2015) e no Annie Awards (2016).
“O filme Menino e o Mundo trata de temas muito relevantes para a formação da sociedade brasileira, como a imigração dentro do país, a desigualdade social e as ameaças de poderes autoritários. Só que ele faz isso de uma maneira muito poética, muito bonita, trazendo elementos visuais e sensoriais para também conhecermos um pouco mais do Brasil. É uma animação maravilhosa que cativa tanto crianças quanto adultos”, avalia Coraci Ruiz, curadora do SarauCine 2.4.
O projeto
O SarauCine 2.4 tem como principais objetivos a promoção do convívio diverso no espaço do Teatro Barracão, a difusão de obras audiovisuais brasileiras e a discussão de temáticas pertinentes à nossa sociedade. A partir de exibições de longas e curtas, documentários e ficções, além de oficinas de roteiro, mesas redondas e rodas de conversa; o projeto promove a programação continuada e de qualidade na cidade.
SarauCine 2.4 | Edição de Outubro
Quinta-feira (10/10), às 19h
Exibição de Máquina do Desejo
Domingo (13/10), às 11h
Exibição de O Menino e o Mundo
Onde: Teatro Barracão (Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo, Campinas/SP).
Quanto: Ingresso no chapéu (contribuição espontânea).
Informações: (19) 99883-9872 e @teatrobarracaocampinas3