Exposição “Ações” pode ser visitada até 12 de abril no Museu da Cidade

Na exposição “Ações”, obras de 16 artistas do Instituto Ideia Coletiva fazem parte do conjunto de intervenções

 

Termina no sábado, 12 de abril e exposição “Ações”, que faz parte das intervenções do projeto Ações Ideia, e reúne obras de 16 artistas do Instituto Ideia Coletiva. As obras estão expostas na Casa de Vidro, do Museu da Cidade, no Taquaral, e podem ser visitadas gratuitamente.

 

A exposição recebeu visitas de alunos de escolas públicas e de instituições que atendem pessoas com deficiência, como o Instituto Louis Braille e o Instituto dos Cegos Trabalhadores. A monitoria foi um dos pontos altos do evento, justamente por garantir acessibilidade e proporcionar aos visitantes a possibilidade de compreender de forma profunda as obras apresentadas e refletir sobre elas, por meio da audiodescrição ao vivo e da experiência tátil com as obras. Dani Braido, artista expositora e monitora do evento, conta que o processo de troca tem sido muito rico entre os mediadores e os visitantes e se admira com a curiosidade do público ao questionar sobre as obras visitadas. “Estamos desafiando os visitantes a exporem as sensações e as opiniões sobre as nossas obras. Ao mesmo tempo, temos aprendido muito com o feedback deles e isso é incrível”, explica a artista.

 

A exposicao Acoes termina dia 12 de abril Foto Divulgacao
Público na exposição Ações, que termina dia 12 de abril /Foto: Lu Antonio_ Divulgação

 

As reações do público em contato com as obras são captadas pela fotógrafa Lu Antonio, que também tem seu trabalho exposto. Para ela, acompanhar as visitas guiadas e registrar as reações e expressões do público tem sido uma experiência incrível. “Poder ver de perto como a minha obra está sendo vista e que tipo de sentimento ela provoca em cada pessoa, com necessidades diferentes, é incrível… Aliás, é mágico ver como a arte conecta e como as obras agradam, emocionam e ensinam”, explica Lu.

 

A exposição “Ações” nasce do movimento contínuo da criação e propõe uma imersão no próprio fazer artístico, refletindo sobe os processos que dão forma à arte. Esculturas, pinturas, obras interativas e registros fotográficos captados ao longo do projeto dão vida ao olhar dos artistas Cintia Antunes, Dani Braido, Daniel de Almeida, Elias Abraham, Estela Luz, Gabi Perissinotto, Izabel Magnani, Kora Prince, Lidiane Marques, Lu Antonio, Luca D’Alessandro, Marcel Della Vecchia e Mariana Atauri. Para Roberto Limberger, um dos fundadores do Instituto Ideia Coletiva, a exposição “Ações” é mais do que um conjunto de obras finalizadas e revela gestos, pensamentos e caminhos que constroem cada criação. “Ações evidencia a diversidade de expressão dos artistas que integram ou orbitam o Instituto, reafirmando a arte como movimento, transformação e diálogo constante”, explica Roberto.

 

O Ações Ideia é resultado de um longo trabalho realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, que, com base em oficinas, buscou expandir o público atendido, bem como a circulação de livros, espetáculos e a realização de exposição com obras dos artistas que integram o instituto e artistas parceiros, que são fundamentais para o crescimento do instituto enquanto ponto de cultura. “Estamos aproximando o público do cotidiano do Instituto Ideia Coletiva, um espaço onde arte e reflexão se entrelaçam em projetos de produção, formação e difusão cultural”, pontua Roberto.

 

O Instituto Ideia Coletiva foi fundado em 2007, na cidade de Campinas, por um grupo de educadores que atuavam na educação formal e desenvolviam ações artísticas paralelamente. O objetivo inicial era a confluência de conhecimentos nas duas áreas para desenvolvimento de projetos de formação em diferentes áreas da cultura, focados sobretudo no público jovem em situação de vulnerabilidade social. As ações iniciais se concentram em oficinas de formação de curta duração realizadas em parceria com mostras e festivais.

 

Serviço:

 

Exposição “Ações” pode ser visitada até o dia 12 de abril no Museu da Cidade

Data: até sábado, 12/04

Local: Casa de Vidro do Museu da Cidade – Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral – Campinas/SP

Entrada gratuita

Read Previous

Estão abertas as inscrições para o Vestibular das Fatecs

Read Next

Ciesp Campinas comemora 15 anos do Departamento de Sustentabilidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *