Visita da Rainha da Suécia a Campinas

Rainha da Silvia da Suecia fundadora da Chidhood do Brasil assinou protocolo para implantacao do CAI Credito Rogerio Capela
Rainha da Sílvia, da Suécia, fundadora da Chidhood do Brasil, assinou protocolo para implantação do CAI/Foto Crédito: Rogério Capela

 

A Prefeitura de Campinas, a Childhood Brasil, Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac) e o Conselho Municipal dos Direito das Crianças e Adolescentes assinaram, na manhã desta segunda-feira, 4 de novembro, protocolo para a implantação do primeiro Centro de Atendimento Integrado (CAI) na cidade. O centro vai oferecer todos os serviços de atenção e proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência, especialmente sexual. A previsão é que o centro começará funcionar no próximo ano.

“Estamos celebrando um pacto pela proteção das crianças, que visa executar medidas e aprimorar o atendimento das crianças vítimas ou testemunha de violência. Sabemos que muitas crianças que são vítimas nunca denunciarão essa experiência. Apenas um pequeno número o faz e um número menor ainda tem acesso à lei de proteção é à justiça”, disse a rainha Sílvia, da Suécia, fundadora da Chidhood do Brasil, que participou do evento, acompanhada do rei Carlos XVI Gustavo.

O prefeito Dário Saadi lembrou que Campinas é polo de uma região metropolitana, uma das mais desenvolvidas do País, mas ainda convive com muitas famílias em situação de vulnerabilidade. “Infelizmente temos denúncias de violência contra a criança. Essa parceria e esse compromisso que estamos assumindo agora, sem dúvida, será instrumento importante de proteção às crianças”, afirmou.

O evento ocorreu no Espaço do Amanhã Adriana Missae Momma, no Campo Florido II, uma das 16 creches do programa implantada na cidade, que oferecerá 5 mil vagas no total e deve zerar a fila de espera. Dário disse estar convicto que a igualdade de oportunidades se constrói na primeira infância e que não dá para falar dessa igualmente se deixar de fora do sistema de educação, milhares de crianças. “Por isso o esforço que a nossa gestão fez para universalizar as vagas de educação infantil no município de Campinas”, disse.