Campinas tem 16 ecopontos para descartes de móveis, pneus e diversos materiais
A prática de descartar irregularmente não é justificável. Além da coleta de lixo domiciliar, que recolhe lixo orgânico em frente a residências e comércios, em todos os bairros, Campinas conta com 16 ecopontos, que são locais apropriados para receber o que não cabe nos sacos plásticos e não deve ir para o lixo comum. Assim, em vez de levar os resíduos para um terreno qualquer, é só deixar em um ecoponto. É o correto e não tem custo algum.
Os materiais depositados nos ecopontos são coletados pelos caminhões e levados às cooperativas de reciclagem, que fazem a separação dos resíduos e a destinação para reaproveitamento.
O que é um ecoponto?
O ecoponto é uma área municipal cercada com alambrado e que dispõe de caçambas e espaços cobertos para que as pessoas possam descartar diversos tipos de resíduos, como recicláveis – papel, plástico, vidro e metal,; entulho e madeiras; latas, pneus ; objetos diversos e móveis, como sofás, armários e camas;, aparelhos eletroeletrônicos; restos de construção ou reforma como pedaços de concreto, telha, tijolo, entre outros.
Os ecopontos são de gestão do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Secretaria de Serviços Públicos.
A cidade tem 16 ecopontos, distribuídos por diversas regiões da cidade.
É um serviço gratuito?
Sim, os cidadãos podem levar os materiais e depositar no local, sem custo algum.
Onde ficam os ecopontos?
Há ecopontos em várias regiões da cidade. Os locais podem ser consultados neste link https://campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-
Os resíduos podem ser levados para qualquer um dos ecopontos da cidade, o morador não precisa utilizar apenas o da sua região.
Qual a importância dos ecopontos?
Os ecopontos são locais adequados para o descarte correto dos resíduos. Descartar no ecoponto é um ato cidadão que, além de preservar o meio ambiente, mantém a cidade limpa, livre de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes Aegypt, causador da dengue, da zika e da chikungunya.
Deixar o material no ecoponto não polui o solo com materiais contaminantes e de difícil desintegração; evita poluir a água e dificultar o fluxo do leito dos córregos. Também combate o entupimento das bocas de lobo, por onde escoa a água da chuva e diminui o volume de resíduos no aterro sanitário. Além dos enormes benefícios em relação ao meio ambiente, os materiais dos ecopontos vão para as cooperativas de reciclagem e geram renda a muitas famílias.