EsPCEx homenageia a FEB em evento nos dias 3 e 4 de maio

Palestras com a presença de Ex-Combatentes, exposições de materiais militares e encenações de batalhas são os destaques do evento

O Tributo à Força Expedicionária da EsPCEx, em seu quinto ano, já virou tradição em Campinas e atrai grande público. Nos dias 3 e 4 de maio, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em parceria com diversas organizações militares, associações e grupos ligados ao tema, realiza uma homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuaram na Segunda Guerra Mundial. A programação traz exposição de materiais de emprego militar como blindados, materiais da Engenharia do Exército, exposição de viaturas e carros antigos, palestras e vídeos que contam detalhes e curiosidades do teatro de operações da guerra, oportunidade de contato os sobreviventes brasileiros que participaram da guerra e muito mais. O evento é aberto ao público e, nesse ano, conta com a introdução do VII Seminário Nacional Sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Na oportunidade, os visitantes podem bater um papo com os combatentes que estiveram presentes no Teatro de Operações da Itália. Os vitoriosos remanescentes detalham o seu dia a dia durante os difíceis dias da Guerra.

Na região de Campinas, segundo a Associação dos Expedicionários Campineiros, existem, atualmente, cinco Ex-Combatentes vivos. Os “Prachinhas” como são reconhecidos demonstram ainda, apesar da longa idade, lucidez, vivacidade e vibração com as atividades militares. E essa interação é uma oportunidade da população fazer uma homenagem aos homens e mulheres que arriscaram as suas vidas em prol de uma nação.

Durante a Segunda Guerra Mundial a FEB demonstrou toda a sua capacidade de adaptação às novas situações, adestrando-se e combatendo junto às Forças Aliadas, na defesa dos interesses brasileiros, em meio ao cenário político internacional conturbado. Os seus integrantes, verdadeiros heróis, serão homenageados nesses dois dias.

Apoiam a organização deste evento, o Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve, o 2º Batalhão de Polícia do Exército, a Companhia de Veículos Militares Antigos do Interior de São Paulo, a Associação dos Expedicionários Campineiros, o Círculo Militar de Campinas, o “Clube dos Generais” e os Grupos de Pesquisa e Reencenação Histórica Dogs Of War e Monte Castelo.

O Tributo será realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, próxima ao Castelo. A entrada é franca e a cada ano espera-se um público ainda maior. À parte das Exposições e encenações, haverá ainda opções de lanche e almoço com diversos carrinhos de food truck que estarão instalados para servir os visitantes que desejarem.

 

Read Previous

Holambra comemora Mês do Rei com promoções no comércio

Read Next

Interiorano Comedy Club apresenta Evandro Santo e João da Nica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *