Autoatendimento e tecnologia de ponta são grandes aliados do setor

 Com o advento da Covid-19, as máquinas de autosserviço que interagem com seres humanos vem ganhando cada vez mais espaço dentro do varejo. Uma tendência mundial e grande facilitadora na aquisição de diversos tipos de produtos, onde o cliente não tem nenhum contato físico com outro humano e ainda conta com a comodidade, segurança e tranquilidade na realização da compra. Tudo isso tem por trás a chamada Inteligência Artificial, que vem sendo uma grande aliada do setor varejista disposto a oferecer um atendimento ágil e personalizado aos consumidores. De fato, o varejo brasileiro tem vivido um novo cenário relacionado a autoatendimento e tecnologia com a ascensão dessas máquinas inteligentes.

O cenário atual mostra que a IA aplicada ao varejo possibilita não só um atendimento ágil e personalizado, mas também processos mais enxutos, redução de custos, personalização de ofertas de acordo com o perfil do cliente, entre outros. É que com o uso da Inteligência Artificial, as empresas conseguem determinar, através da leitura de dados, o volume de vendas dos produtos disponíveis, o perfil do consumidor e suas preferências.

Um caso interessante é o da vending cooler criada pela Take and Go, startup que idealizou uma geladeira com capacidade de acomodar 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas geladas durante 24 horas por dia. Com o auxílio da IA, a cervejeira pode ser instalada em condomínios, empresas, clubes ou qualquer estabelecimento que possua cobertura de sinal 3G/4G, já que vem com o modem 4G instalado. A máquina faz o reconhecimento por imagem, identifica qual bebida está sendo retirada e ela é automaticamente debitada do cartão de crédito cadastrado no app.

O fato é que com a pandemia, quanto menos contato e aglomeração puder ser proporcionado nos PDV’s, essas máquinas inteligentes podem se tornar uma grande aliada do setor varejista. 

Read Previous

Voluntariado Sanasa firma parceria para Campanha do Agasalho

Read Next

Chegada do inverno: quais são os riscos para a imunidade das crianças?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *