Campinas é excelência em índice de perdas de água na distribuição

Levantamento anual divulgado pelo Instituto Trata Brasil nesta quarta-feira, dia 1º de junho, aponta Campinas como uma das cidades com menor índice de perdas de água na distribuição, sendo considerada um dos municípios de excelência por conseguir chegar a percentuais abaixo de 25%. Em 2020, o município apresentava um índice de 21,5%, diminuindo para 20,6% no ano seguinte. São números muito abaixo do que a média nacional registrada, de aproximadamente 40%. Nas regiões Norte o índice de perda na distribuição, supera os 50%, seguida pela região Nordeste, com 46%. O Centro-Oeste é a região com menor perda, 34%. Sudeste e Sul têm, respectivamente, 38% e 36%.

Campinas possui hoje um dos menores índices de perdas do País graças ao programa permanente de combate às perdas de água desenvolvido pela Sanasa. O programa, criado em 1994, consiste na substituição de redes e de ligações de água. Em 2021, este trabalho atingiu o seu recorde de troca de redes, 150,7 quilômetros, atingindo um total, desde a criação do programa de 607,4 quilômetros de rede de cimento amianto substituídos por uma tubulação de Polietileno de Alta Densidade (PAD), além de 41 mil ligações trocadas.

A ação de substituição de redes e de ligações tem apresentado uma série de vantagens. Além de reduzir as perdas de água, reduz significativamente as interrupções no fornecimento de água, que ocorrem durante as manutenções corretivas das redes e ramais. Diminui também os transtornos à mobilidade urbana, por evitar abertura de valas necessárias para execução dos reparos. Por fim, proporciona melhorias na qualidade do serviço prestado.

Read Previous

Centro Cultural Casarão terá três espetáculos neste final de semana

Read Next

Hospital Mário Gatti suspende e restringe visitas a pacientes internados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *