Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas terá atendimento 24 horas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou na tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, da inauguração do atendimento 24 horas da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas (DDM), no Jardim Paulicéia. A delegada titular da 2ª DDM é Maria Helena Taranto Joia. Campinas possui duas unidades da DDM, uma integrada à 1ª Delegacia Seccional, no Jardim Proença, e outra anexa à 2ª Seccional, no Jardim Paulicéia. A unidade selecionada para receber o serviço 24h foi a 2ª DDM, inclusive fins de semana e feriados.
“Campinas está sendo umas das primeira cidades do Estado a receber a Delegacia da Mulher com atendimento 24 horas. Nossa sociedade ainda precisa avançar muito no que diz respeito às condições de igualdade e proteção às mulheres. Precisamos sempre lutar para prevenir e, se acontecer, que haja punição e justiça ante esses atos terríveis”, disse o prefeito Jonas Donizette.
O prefeito destacou o programa municipal Guarda Amigo da Mulher, criado pela Prefeitura de Campinas, em 8 de março de 2016. “O programa Guarda Amigo da Mulher tem mais de 80 mulheres cadastradas. Nossos guardas acompanham e visitam essas mulheres, vítimas de violência e que estão sob medidas protetivas.” completou o prefeito. Desde 2016, passaram pelo programa 131 mulheres.
Segundo o diretor do Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior 2 (Deinter), José Henrique Ventura, o sistema de serviço 24 horas é uma reivindicação antiga de Campinas. “A vítima chega desesperada, clamando por sua integridade. Agora, ela terá atendimento especializado 24 horas por dia”, disse o diretor do Deinter.
“Campinas agora está com atendimento ininterrupto, para que essas mulheres possam fazer reclamações e possam se sentir protegidas”, disse o secretário executivo da Polícia Civil, representando o governador do Estado, Youssef Abou Chahin.
Também participaram do evento os secretários municipais Executivo, Cristiano Biggi, e de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, e o comandante da Guarda Municipal, Márcio Frizarin.
Desde o ano passado, guardas municipais de Campinas, do Projeto Integração (Proin), encenam a peça de teatro  “Até quando Maria? Até quando?”, nas escolas da cidade. A peça aborda sobre a Lei Maria da Penha, alerta sobre a violência doméstica e orienta como procurar ajuda legal. A peça é apresentada nas escolas da cidade.
Delegacia de Defesa da Mulher
A primeira DDM de Campinas foi inaugurada em 1988. Foi uma das primeiras cidades do estado a ter uma DDM. A 2ª DDM de Campinas foi inaugurada em 17 de novembro de 2016.

Read Previous

Visão do Futuro: alunos da rede estadual terão acompanhamento oftalmológico e óculos de graça

Read Next

Terapeuta fala sobre a importância de ‘tentar outra vez’

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *