Ferramenta que mostra excesso de mortes por coronavírus

Site compara dados de óbitos de 2019 com os registrados neste ano; na primeira etapa com foco em seis capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e Recife

  A Faculdade São Leopoldo Mandic lança o COVID-Excess, uma ferramenta que mostra o excesso de mortes ocorridas em 2020 e que podem ser atribuíveis ao coronavírus (Covid-19). Nesta primeira fase, os dados contemplam seis capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.

“O método é baseado no cálculo do número de mortes esperadas para 2020 com base na mortalidade observada no ano passado”, afirma o médico epidemiologista da Faculdade São Leopoldo Mandic e responsável pelo COVID-Excess, Dr. André Ricardo Ribas de Freitas.

Os dados são coletados diariamente no portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN Brasil). A iniciativa, que conta com apoio de alunos da graduação de medicina e pesquisadores de outras instituições, usa metodologia já consagrada em países europeus e nos Estados Unidos para avaliar o número de mortes anuais por influenza, mas que tem sido aplicada com sucesso nestes países para estimar o total de vítimas da Covid-19.

“A ferramenta tem como objetivo mostrar os efeitos da epidemia de Covid-19 na mortalidade geral. Observamos que o número de mortes tem sido muito maior do que o sistema de vigilância epidemiológica consegue captar, isto é particularmente grave em cidades como o Rio de Janeiro e Manaus”, diz Ribas.

Informações sobre o COVID-Excess, acesse: https://public.tableau.com/profile/andr.ricardo.ribas.freitas1810?#!/vizhome/Site1_15893422136750/ExcessodemortesduranteapandemiadeCOVID-19

 

 

 

Read Previous

Prefeitura de Campinas anuncia novo horário do comércio de rua durante final de semana

Read Next

Programa de Estágio da Boehringer Ingelheim recebe insrições até 14 de junho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *