Palestra em Campinas aborda os impactos da tecnologia na infância e na adolescência

Professor da USP, Valdemar Setzer, orienta pais e alerta sobre o altíssimo risco de criação de dependência, o perigo de predadores e o excesso de liberdade

   Conhecido pelos alertas que tem feito sobre os impactos negativos dos meios eletrônicos no desenvolvimento e na vida social das crianças, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Valdemar W. Setzer ministra no sábado, 17 de agosto, na escola Aldeia Akatu, em Campinas, a palestra: “O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf, o que fazer?” Os ingressos devem ser adquiridos na secretaria da escola Aldeia Akatu.

A Pedagogia Waldorf comemora mundialmente 100 anos e nunca esteve tão atual diante das questões que acercam a contemporaneidade. As escolas Waldorf são verdadeiras ilhas de respeito ao ser humano e ao desenvolvimento da criatividade social, artística e intelectual. Como pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, social intelectual e artístico dos alunos, com o objetivo de desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

Uma de suas características marcantes é o fato de não se exigir do aluno o cultivo precoce do pensamento abstrato. As aulas são um preparo para a vida, a fim de que cada um, dentro da sua autonomia, tenha capacidade para lidar com a vida adulta com flexibilidade, capacidade de questionamento e responsabilidade. Desse modo, o ser criança, o brincar e a criatividade – longe dos celulares, video games e computadores – são estimulados o tempo todo, para que a curiosidade natural da criança e do jovem seja trabalhada, favorecendo seu desenvolvimento intelectual e de autonomia para encontrar soluções e o impulso de conquistar o mundo por intermédio da sua própria vontade.

Em sua palestra, Setzer orienta pais sobre o uso excessivo da internet por crianças e adolescentes e alerta sobre o altíssimo risco de criação de dependência, o perigo de predadores e o excesso de liberdade. Entre outros impactos negativos, estão a dessensibilização social, excesso de peso e obesidade, indução ao consumismo, diminuição do rendimento escolar, prejuízo para a criatividade, perda da capacidade de concentração, os quais já são apontados como preocupação mundial e entre os principiais  problemas causados pelo uso excessivo ou precoce da tecnologia. Sobre a dependência, até o Ministério da Saúde já vem fazendo campanhas sobre o tema, assunto que em alguns países já é identificado como doença.

Segundo ele, o papel das famílias e da escola é fundamental para verificar cada aparelho quanto à sua utilidade e forma de utilização educacional, o prejuízo que pode causar e que atitude pais e professores devem tomar frente a ele, especialmente em relação ao comprometimento do pensar, sentir e querer, base da pedagogia Waldorf, e tomar consciência de suas reais influências no ser humano.

Serviço: 

Palestra: O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf: o que fazer?
Artigo:  https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/meios-e-pedago-Waldorf.pdf

Data: 
Sábado, 17 de agosto
Horário: das 9h às 12h30
Local:  Escola Associativa Aldeia Akatu – Rua João Batista Grigol, 80 A – Barão Geraldo, Campinas.
Contribuição: R$ 30 (individual) – ingressos na secretaria da escola
Informações e inscrições: (19) 9-9643-7381, com Silvia

 

Read Previous

Ponte Preta e Topper lançam camisa 3 da Macaca

Read Next

Grupo Primavera realiza 12º Fórum de Profissões

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *