Sesc São Paulo estreia séries gratuitas de filmes em streaming, música, teatro e ideias

Mais uma série integra a programação do Sesc São Paulo ao vivo. O Sesc São Paulo dá início a uma série dedicada ao Cinema, com exibição de filmes em streaming (no formato FVOD – Free Video On Demand), na recém-lançada plataforma Sesc Digital, que passa a reservar um espaço exclusivo para as sessões, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa.

Toda semana são disponibilizados quatro novos títulos, entre longas e documentários, sempre a partir de quinta-feira, com acesso gratuito a qualquer hora do dia e sem necessidade de cadastro. Na estreia do novo serviço de streaming do Sesc São Paulo, a série Cinema #EmCasaComSesc exibe a cópia restaurada de Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini, cineasta cujas provocações se fazem ainda hoje mais necessárias. Além dele, o filme O Homem da Cabine, de Cristiano Burlan, inicia a programação de cinema nacional, dando ênfase a documentários, com a história deste profissional que silenciosamente projeta sonhos. Tem também O Pacto de Adriana, documentário chileno de Lissette Orozco, que nos leva a um impactante encontro com a verdade histórica da ditadura e seus efeitos na atualidade e a animação brasileira Historietas Assombradas – O Filme, de Victor-Hugo Borges, que dá início à programação voltada ao público infanto-juvenil. Os filmes estão disponíveis desde a última quinta-feira (4.6). A programação contemplará quatro eixos principais neste primeiro momento. Uma curadoria de clássicos do cinema, em sua maioria cópias restauradas e exclusivas na plataforma; uma seleção contemporânea internacional, com filmes que tiveram uma trajetória relevante em festivais no mundo todo e que merecem uma nova oportunidade de exibição ao público; uma janela dedicada ao cinema nacional, com produções de grande alcance de público e filmes independentes que merecem maior espaço de exibição – haverá também destaque aos documentários, ponto forte na produção cinematográfica brasileira; e por fim, uma seleção de filmes infanto-juvenis, visando a formação de público, desde os primeiros anos de vida, para a diversidade do cinema e ampliação do lastro de narrativas.

Os filmes ficarão disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Haverá ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

A série Música, sempre às 19h, estreia a grade desta segunda-feira (8) com dois grandes nomes do violino popular se encontram para relembrar as noites de Sesc Instrumental Brasil: Ricardo Herz e Vanille Goovaerts. A francesa, que também toca rabeca (instrumento de origem árabe, precursor do violino), e o brasileiro, que conquistou o posto de maior nome no violino popular no país, tocam um repertório que inclui composições próprias, clássicos do choro, valsa francesa, forrós, xote e outros gêneros. Na terça-feira (9), a cantora, compositora e violonista Badi Assad traz um show em que reúne os sucessos de sua carreira. Quarta-feira (10) é dia de viajar sem sair de casa com Carlinhos Antunes e Gabriel Levy, dupla formada há quase 30 anos. E na quinta-feira (11) o cantor e compositor Vidal Assis apresenta o show Negros Sambas, com repertório dedicado aos sambistas negros como Cartola, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão e Elton Medeiros. As transmissões, sempre às 19h, podem ser acompanhadas pelo youtube.com/sescsp ou instagram.com/sescaovivo. No ar desde o dia 19 de abril, a série Música #EmCasaComSesc soma mais de 2,3 milhões de visualizações em 49 apresentações com importantes nomes da música brasileira, nos mais variados estilos.

A série Teatro, sempre às 21h30, traz nesta segunda-feira (8) Cláudia Missura em Paixões da Alma, baseado na filosofia de René Descartes. Dirigida e adaptada por Marcelo Romagnoli, a peça se passa numa cozinha, onde a atriz prepara um ensopado e dá a receita de como se proteger das paixões que atacam nossa alma. Na quarta-feira (10) Matheus Nachtergaele adapta a peça Processo de Conscerto do Desejo para formato intimista, intitulando-a ‘Desconscerto’. Na apresentação, o ator recita poemas de sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu quando Matheus tinha três meses de idade. Acompanhe as transmissões através do youtube.com/sescsp e instagram.com/sescaovivo.

A série Ideias, sempre às 16h, traz nesta terça-feira (9) o tema “Saúde indígena no contexto da pandemia”, debatido por Marivelton Rodrigues Barroso Baré, da liderança do Movimento Indígena do Rio Negro AM, e Douglas Rodrigues, médico sanitarista do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp. Na quinta-feira (11) o debate “Políticas culturais em tempos de pandemia: a realidade das cidades” joga luz a questões sobre o que está sendo feito na política para minimamente contornar os impactos da paralisação na arte e cultura. Presença de Sérgio Mamberti, Américo Córdula e Pedro Azevedo Vasconcellos. As conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Informações para o público

Site: sescsp.org.br/campinas

Facebook: facebook.com/sesccampinas

Instagram: instagram.com/sesccampinas

Read Previous

Casa de Saúde de Campinas enfrenta a quarta epidemia em sua história centenária

Read Next

Prefeitura de Campinas e Rede Mário Gatti somam 594 novas contratações para Saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *