ACESA Capuava promove 1º Encontro Falando sobre Autismo em Valinhos

Falando sobre Autismo

O evento, marcado para 5 de abril, contará com palestras e debates de especialistas voltados a  familiares e profissionais  que atuam com pessoas autistas.

Em abril, a conscientização sobre o autismo ganha destaque, especialmente no dia 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na ACESA Capuava, essa causa é vivenciada diariamente. A entidade, que atua na Região Metropolitana de Campinas desde 2002, oferece apoio a 183 crianças com TEA e outras deficiências por meio de diversos projetos. Um exemplo é o Trilha do Conhecimento, que busca promover a inclusão das pessoas autistas através de duas fases: Encontros e rodas de conversa abertas à comunidade e capacitação para profissionais de saúde e educação. Dentro desse projeto, o 1º Encontro Falando sobre Autismo será realizado no dia 5 de abril, em Valinhos.

O evento ocorrerá no Auditório Faculdade de Valinhos (FAV) e tem como objetivo oferecer  atualização científica e terapêutica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sensibilizar o público e discutir práticas de inclusão. “Nosso objetivo é fortalecer a rede de apoio e compartilhar informações de qualidade com aqueles que convivem com o autismo, seja no âmbito familiar ou profissional. Queremos contribuir para uma sociedade mais inclusiva, que acolha a diversidade”, explica Fernanda Teixeira, presidente da ACESA Capuava.

O público-alvo inclui profissionais das áreas de saúde, educação, cultura, esportes e outras áreas que atuam diretamente com pessoas autistas, além de familiares e cuidadores. O encontro será uma oportunidade para o aprendizado e troca de experiências, com um time técnico especializado e convidados renomados. A programação conta com palestras e debates com especialistas, como a Dra. Carla Stella, neurologista e diretora clínica da ACESA Capuava juntamente com o Dr. Iuri Portella, que falarão sobre como a ciência médica evoluindo e trazendo novas informações e tratamentos para as pessoas com TEA; também o Dr. Charlington Cavalcante que traz um olhar sobre a importância do acompanhamento terapêutico e o Dr. Ivan Capelatto, que abordará os desafios enfrentados pela família com uma pessoa com deficiência e como deve ser esse cuidado do amor até os limites necessários.

No encontro, serão discutidas estratégias de intervenção, além das atualizações terapêuticas mais recentes, com o objetivo de capacitar os participantes a oferecer um suporte mais eficaz. A proposta central é contribuir para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida e felicidade das pessoas autistas, compartilhando as melhores práticas e tratamentos disponíveis.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de abril com um investimento de R$ 17,50, por meio da plataforma Sympla. As vagas são limitadas. O 1º Encontro Falando sobre Autismo reforça a atuação da ACESA Capuava na região e evidencia a importância de um olhar informado e cuidadoso da sociedade, além de ressaltar a urgência do desenvolvimento de políticas públicas de inclusão que promovam mudanças transformadoras no contexto social.

Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br , e as redes sociais: Facebook: www.facebook.com/ACESACapuava Instagram: Instagram.com/acesa_capuava Linkedin: https://www.linkedin.com/company/acesa-capuava

Read Previous

Ponto de Cultura Espaço Arte Africana em Campinas oferece curso de capoeira angola

Read Next

BenzaDeus faz show neste sábado no Vila Sul Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *