Antiga Igreja do Rosário é tema de documentário e exposição em Campinas
No dia 10 de dezembro, o Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) apresenta o lançamento do documentário Escombros, que revisita a história da Antiga Igreja do Rosário, um marco religioso e cultural da cidade. Construída em 1817 por negros escravizados, a igreja foi demolida em 1956 para o alargamento da Avenida Francisco Glicério, no Centro, simbolizando uma grande perda para o patrimônio histórico campineiro. Anos mais tarde, a Igreja do Rosário foi erguida no Jardim Chapadão, onde funciona até hoje na Av. Francisco José de Camargo Andrade, 535.
O projeto Escombros busca preservar, de forma artística, as memórias e os patrimônios materiais apagados pela demolição da igreja. A produção do curta, concluída em novembro de 2024, envolveu ampla pesquisa documental e entrevistas com pessoas que vivenciaram a demolição, assim como representantes de movimentos sociais, professores e estudiosos de questões sociais e políticas da dinâmica urbana. O filme apresenta fragmentos dessa memória coletiva, mesclando relatos pessoais, arquivos de jornais e imagens que mostram o monumento no passado e sua ausência no presente.
Ficha técnica
Título: Escombros (2024)
Classificação: Livre
Direção: Claudia Bortolato e Fabrício Borges
Coordenação de Produção: Islaine Garcia
Direção de Fotografia: Pedro Spagnol
Som Direto: Anderson Zotesso e Rodrigo Granja
Trilha Sonora Original: Rodrigo Granja, com performance de Matheus Motta e Renato Barzon
Gravação e edição musical: Alfredo Barzon e Matheus Motta
Making of: Rodney Cardoso
Mostra fotográfica
De 30 de novembro a 18 de dezembro, o MIS também recebe a exposição fotográfica do projeto, com registros exclusivos dos bastidores da produção do curta-metragem. Além da estreia no MIS, o documentário será exibido no Museu da Cidade (11/12) e no CCLA – Centro de Ciências, Letras e Artes (12/12).
Ações educativas e formativas
Como parte das atividades de educação patrimonial, o projeto realizará seis exibições exclusivas em escolas públicas de Campinas na primeira semana de dezembro. Essas sessões contarão com recursos de acessibilidade como libras, audiodescrição e legendas, e incluem uma sessão especial para o público idoso. Após cada exibição, a equipe do projeto promoverá rodas de conversa para aprofundar a discussão sobre o tema.
Entre as atividades formativas a equipe realizou uma oficina de audiodescrição voltada para professores e uma oficina de curta-metragem com celular para alunos da rede pública.
Escombros/entrevistas/bastidores
Serviço:
Documentário Escombros
Exibições abertas ao público:
• 10/12: Estreia oficial às 20h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) – Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas.
• 11/12: Exibição às 19h, no Museu da Cidade (MuCi) – Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Parque Taquaral, Campinas.
• 12/12: Exibição às 19h30, no CCLA (Centro de Ciências, Letras e Artes) – Rua Bernardino de Campos, 989, Centro – Campinas.
Exposição fotográfica: De 30/11 a 18/12, no Museu da Imagem e do Som (MIS) – Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas.
Todas as atividades do projeto são gratuitas. Projeto contemplado pelo edital 02 da cidade de Campinas no ano de 2023, Via recurso da Lei Federal – Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e MIS Campinas.
Fotos antigas: acervo MIS Campinas
Fotos bastidores: Rodney Cardoso