Anuário de arquitetura e decoração apresenta projetos e as novidades no segmento
O lançamento do Anuário Circuito ARQ+DECOR 2024/2025 será nesta terça-feira, dia 17 de setembro, das 17h às 21h, na Casa de Vidro do Museu da Cidade, no Taquaral, em Campinas. Os interessados podem solicitar exemplares da publicação pelo WhatsApp (19) 97416-7385.
O Anuário Circuito ARQ+DECOR 2024/2025 chega para apresentar as tendências do segmento por meio de projetos assinados por profissionais de mais de 20 escritórios de arquitetura, design de interiores, decoração, paisagismo e construção civil. A publicação também traz importantes informações sobre o boom imobiliário da RMC – Região Metropolitana de Campinas – e as ações implementadas pelo município para a valorização da área central e do patrimônio histórico.
Trata de questões jurídicas, como a regularização dos imóveis para permitir o mais rápido desenvolvimento deste mercado e revela as soluções tecnológicas apresentadas pelo CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – para colocar a ciência a serviço de novos materiais, funcionais e estéticos, rumo a um futuro mais sustentável da arquitetura e da construção civil.
Em comemoração aos 250 anos de Campinas, que marca esta 7ª edição do Anuário, o arquiteto João Verde faz um “passeio fotográfico” pelos monumentos artísticos, arquitetônicos e culturais da cidade para contar parte da história por meio da arte manifestada nas obras escolhidas. Carmen Saucedo, criadora e editora do Portal e idealizadora e editora do Anuário Circuito ARQ+DECOR, explica que a proposta “é apresentar as novidades em materiais e serviços, divulgar temas de interesse dos profissionais e, principalmente, expor o talento daqueles que são referendados em suas áreas de atuação”.
A capa, criada pela artista visual Teresa Ceregatti, merece todo o destaque. Em tinta acrílica sobre tela ela conseguiu transformar um símbolo da cidade – um trecho da icônica Rua Coronel Quirino, no Cambuí, em uma expressiva obra de arte. Com pincéis e tinta ela conseguiu resgatar a memória da cidade aniversariante, trazendo para a tela elementos marcantes da sua história, uma perfeita homenagem aos 250 anos de Campinas.
“Todo o conteúdo do Anuário foi pensado para trazer conhecimento e nos atualizar sobre o mercado. É uma satisfação poder imprimir não apenas as suas páginas, mas também o talento e o trabalho dos profissionais que acreditam nesta publicação como a marca de um tempo que, por ter sido documentado, garantirá para sempre a sua parte na história”, explica Carmen Saucedo.