Arq. Futuro traz grandes nomes do urbanismo global para Campinas
Carlos Moreno, autor do conceito de “Cidade de 15 minutos”, e Washington Fajardo, urbanista do BID, estão entre os destaques da segunda edição do seminário “Novas Centralidades Urbanas”, que será no dia 6 de maio, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi
Tomas Alvim, cofundador do Arq. Futuro e organizador do seminário, explica que na maioria das cidades no mundo afora, as infraestruturas que as fazem funcionar convergem para o centro. Em contraste à vitalidade gerada por tais concentrações, territórios periféricos são formados cada vez mais distantes das regiões centrais, tendo como traços marcantes a vulnerabilidade social e a falta de acesso aos serviços urbanos. Diante desse cenário, ganha força a ideia das novas centralidades, que são motores de desenvolvimento tecnológico, social, ambiental e econômico capazes de dar corpo a um tecido urbano mais equilibrado, dinâmico e inclusivo.

“Com base em cases de sucesso nacionais e internacionais, iremos discutir esse tema incontornável da atualidade e debater quais os mecanismos, sistemas, formas e atores que tornarão essas novas centralidades uma realidade”, afirma.
“Novas centralidades urbanas não são apenas mudanças espaciais. São expressões de uma transformação mais profunda na forma como vivemos, nos movemos e cuidamos uns dos outros na cidade. Elas trazem a vida mais para perto, promovem a inclusão e moldam um futuro policêntrico de bem-estar, enraizado na proximidade e no urbanismo em escala humana”, acrescenta Carlos Moreno.
O Seminário
Em sua primeira edição, realizada em abril do ano passado, o seminário Arq. Futuro recebeu mais de 1.200 pessoas e teve como palestrantes internacionais Joshua Prince-Ramus, diretor fundador do REX, premiado escritório de arquitetura de Nova York, e Alejandro Echeverri, um dos arquitetos de peso do Urbanismo Social de Medellín, na Colômbia. A programação, na qual foram relatados exemplos de novas centralidades no Brasil e exterior, contou ainda com palestras de Nadia Somekh, professora emérita da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie e conselheira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Marcelo Gomes, CEO da Pedra Branca Empreendimentos S.A, de Palhoça (SC), e Carlos Jereissati, conselheiro da Iguatemi S.A., que apresentou o projeto do bairro Casa Figueira, em Campinas.
Após o sucesso em 2024, o encontro, que acontecerá ao longo de todo o dia com diversas palestras e mesas de debate, reforça seu posicionamento como catalisador de ideias e realizações concretas, destacando o papel do Arq. Futuro como um agente transformador do urbanismo no Brasil.
As inscrições já podem ser realizadas gratuitamente por meio do link, até o término das vagas.
Serviço
Seminário Arq. Futuro – Novas Centralidades Urbanas
Data: 6 de maio de 2025
Horário: das 8h às 18h
Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi – 3º piso no Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Campinas – acesso pelo P5 do Deck Parking)
Como participar: Inscrições já podem ser realizadas, gratuitamente, neste link, até o término das vagas.