Boletim do Estado aponta redução nos principais índices criminais em Campinas
Uma comparação entre os primeiros cinco meses de 2024 com o mesmo período de 2023 mostra que Campinas teve uma redução nos principais índices criminais. Os dados foram divulgados no dia 25 de junho, pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, com base nos registros de boletins de ocorrência em todas as delegacias do município.
O indicador de roubo de veículos foi o mais expressivo, com uma queda de 30,33% entre janeiro e maio de 2024 se comparado aos mesmos cinco meses de 2023. A quantidade de roubos diminuiu em 7,27%, seguido de furto de veículos, com queda de 5,15%. Outros índices que apresentaram redução foram: homicídio (- 9,30%) e furtos (- 4,19%).
Campinas conta com tecnologia de monitoramento de veículos, que contribui para a redução de índices criminais. Chamado de Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular de Campinas (SIMVECAMP), veículos com queixa de furto ou roubo, ou que têm envolvimento em crimes ou ainda que estão relacionados a pessoas foragidas da Justiça são cadastrados nesta plataforma passam a ser monitorados pelas câmeras inteligentes. Assim, quando estes veículos passam por um ponto de monitoramento, um alarme é disparado na Central de Comunicação da Guarda Municipal, que aciona a viatura mais próxima para realizar a abordagem.
“Quanto maior for a vigilância de um município, maior é a porcentagem de veículos recuperados e a detenção de indivíduos praticantes de tais crimes. Além disso, o sistema de monitoramento também auxilia os órgãos de segurança pública na elucidação de crimes como homicídios, latrocínios, captura de procurado entre outros, gerando uma maior sensação de segurança e prevenindo ocorrências do gênero”, analisa o Secretário Municipal de Segurança Pública Christiano Biggi.
Outro ponto positivo que reflete na redução dos índices criminais é a integração entre as forças de segurança pública, com compartilhamento de informações da Guardas Municipais de Campinas com outras guardas das cidades da região, além das polícias Militar, Civil e Federal. Os órgãos de segurança pública realizam frequentemente operações conjuntas, tanto voltadas para o patrulhamento preventivo quanto para alvos específicos, como focadas no combate ao tráfico de drogas e à receptação.
Investimentos
A Secretaria de Segurança de Campinas ainda investiu em novos equipamentos e aumentou o efetivo de guardas municipais. Em setembro do ano passado, foram contratados 66 novos GMs e, na última semana, mais 89 novos agentes de segurança se formaram na Academia da GMC e já devem começar o patrulhamento a pé no Centro da cidade nos próximos dias.
A Pasta também adquiriu novos uniformes para os guardas municipais e renovou a frota de viaturas. Os agentes de segurança passam, frequentemente, por capacitação e treinamento.
Balanço da Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Campinas realizou 23.643 atendimentos entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2024 em toda a cidade. Foram efetuadas 387 prisões, sendo 255 flagrantes e 132 procurados da Justiça que foram capturados. Equipes da GM realizaram, no período, 2.014 abordagens a pessoas em atitude suspeita. Em cinco meses, a corporação apreendeu 13 armas de fogo e retirou de circulação 37,77 quilos de drogas. Além disso, foram recuperados 167 veículos. Nestes cinco meses de 2024, o programa Guarda Amigo da Mulher realizou 1.892 visitas às mulheres assistidas, vítimas de violência doméstica, para fiscalizar o cumprimento da medida protetiva.
Ações preventivas também contribuem para a redução dos índices criminais, coibindo a atividade criminosa. Neste contexto, a GM realizou 3.154 operações de janeiro a maio deste ano. Destas, 1.867 foram ações de patrulhamento preventivo.