Câmara inicia Legislatura 2025-2028 e dá posse ao prefeito e vice de Campinas
Em uma cerimônia presidida pela vereadora Mariana Conti (PSOL), mais votada nas eleições de 2024, e com uma Mesa composta apenas por parlamentares do sexo feminino (em um referência à maior bancada de mulheres da história da Câmara Municipal), os vereadores de Campinas eleitos para a Legislatura 2025-2028 tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1º). Na sequência, os parlamentares deram posse ao prefeito Dário Saadi (Republicanos) e ao vice-prefeito Wandão Almeida (PSB).
Nos cumprimentos iniciais dirigidos aos demais vereadores, prefeito e vice e população presente, Mariana Conti enfatizou o orgulho em (como ocorreu em 2021) presidir a Solenidade de Posse ao lado de uma mesa de mulheres parlamentares – além dela compuseram a Mesa Guida Calixto (PT), Paolla Miguel (PT), Debora Palermo (PL) e Fernanda Souto (PSOL).
“Em 2017 fui a única mulher na Câmara, em 2020 – quando fui a mais votada pela primeira vez – já éramos quatro mulheres e batemos um recorde histórico nos 227 anos da Câmara, que mais uma vez voltamos a bater neste último pleito elegendo maior bancada feminina, com cinco vereadores. Esse crescimento é um sinal da diversidade e do protagonismo feminino crescente: nós, mulheres, podemos e devemos estar nos espaços de decisão. Já somos as principais responsáveis por fechar contas nos núcleos familiares, pelos cuidados das famílias, dos doentes…também precisamos decidir sobre os rumos da política”, destacou.
Com o Plenário lotado, Mariana Conti fez o juramento de posse e na sequência os demais parlamentares subiram à Tribuna para declarar que assumiam o compromisso jurado, assinar termo de posse e receber o diploma de empossado. Finalizada a posse dos vereadores, a Mesa da cerimônia deu posse ao prefeito e ao vice.
Após Dário e Wandão fazerem o juramento prometendo exercer “com dedicação e lealdade o cargo de prefeito, respeitando a lei e promovendo o bem geral do município”, o prefeito eleito se pronunciou.
“É uma emoção muito grande receber a posse para o segundo mandato. Me lembro que quatro anos atrás fizemos uma posse virtual por causa pandemia. Naquele momento a sensação era de incerteza em relação à Covid, ao sofrimento, ao futuro e à economia d cidade, mas com apoio da sociedade conseguimos superar os obstáculos e a cidade saiu mais forte da pandemia”, disse.
O prefeito complementou: “O sentimento hoje é de gratidão, inclusive pelos quase 67% dos votos que me elegeram no primeiro turno, e quero registrar meu compromisso para governar pelo bem de todos os 100% da população. Po fim, quero ressaltar o papel da Câmara, que foi parceira não da minha gestão, mas da cidade e da população. Espero que essa nova composição que assume hoje continue trabalhando de maneira construtiva para a que a cidade continue crescendo cada vez mais.”
A Câmara 2025-2028
Os 33 vereadores que tomaram posse hoje compõe a 19ª Legislatura da Câmara, que começa hoje e se estenderá até 2025 a 31 de dezembro de 2028. Vale lembrar que, dos 31 vereadores da cidade que concorreram à reeleição em 2024, 23 foram reconduzidos ao Legislativo pela população (74%) e reassumiram o cargo. O percentual é maior do que o dos parlamentares reeleitos nas eleições de 2020, que foi de 60%.
Outros dez novos vereadores foram eleitos para a Legislatura 2025-2028: Bene Lima (PL), Dr. Yanko (PP), Fernanda Solto (PSOL), Guilherme Teixeira (PL), Luís Yabiku (Republicanos), Roberto Alves (Republicanos) e Vini Oliveira (Cidadania). Dentre eles, dois (Yabiku e Alves) já foram vereadores anteriormente.
Confira os nomes dos 33 vereadores da Legislatura 2025-2028 e, mais abaixo, o vídeo com a íntegra da posse:
1. Arnaldo Salvetti (MDB)
2. Bene Lima (PL)
3. Carlinhos Camelô (PSB)
4. Carmo Luiz (Republicanos)
5. Debora Palermo (PL)
6. Dr. Yanko (PP)
7. Edison Ribeiro (União)
8. Eduardo Magoga (Podemos)
9. Fernanda Souto (PSOL)
10. Filipe Marchesi (PSB)
11. Guida Calixto (PT)
12. Guilherme Teixeira (PL)
13. Gustavo Petta (PCdoB)
14. Hebert Ganem (Podemos)
15. Higor Diego (Republicanos)
16. Luís Yabiku (Republicanos)
17. Luiz Cirilo (Podemos)
18. Luiz Rossini (Republicanos)
19. Marcelo Silva (PP)
20. Marrom Cunha (MDB)
21. Mariana Conti (PSOL)
22. Nelson Hossri (PSD)
23. Nick Schneider (PL)
24. Otto Alejandro (PL)
25. Paolla Miguel (PT)
26. Paulo Haddad (PSD)
27. Permínio Monteiro (PSB)
28. Wagner Romão (PT)
29. Rodrigo da Farmadic (União)
30. Roberto Alves (Republicanos)
31. Rubens Gás (PSB)
32. Vini Oliveira (Cidadania)
33. Zé Carlos (PSB