Campinas chega a 60 mil consultas pela saúde digital

Secretaria de Saúde já registrou 40,5 mil teleconsultas e 20,1 mil teleinterconsultas – saúde digital – Prefeito reiterou proposta do Conectar ao Conasems para expandir assistência em saúde no País

O prefeito de Campinas e presidente do Consórcio Conectar, Dário Saadi, reforçou a proposta de expansão da saúde digital em todo Brasil por meio de parcerias. A proposta foi apresentada em evento na Fiesp, após a Secretaria de Saúde de Campinas alcançar nesta semana a marca de 60 mil consultas digitais, incluindo 40,5 mil teleconsultas e 20,1 mil teleinterconsultas, desde março de 2023.

Neste grupo de pacientes atendidos 2,51% tiveram atendimentos convertidos para a modalidade presencial. O resultado significa agilidade para quem optou pela saúde digital e otimização da assistência para quem realmente precisou ir até uma unidade de saúde.

“O resultado de Campinas é fantástico e a saúde digital tem se tornado cada vez mais importante para complementar a assistência pelo SUS Municipal com qualidade. A proposta do Consórcio Conectar ao Conasems [Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde] é de publicar a licitação na modalidade de credenciamento para que as clínicas e empresas possam se credenciar e os municípios façam contratação das credenciadas para atendimento de teleconsultas e teleinterconsultas. Desta forma, os processos de contratação dos profissionais seriam desburocratizados e facilitados”, explicou Dário.

Teleconsultas e teleinterconsultas

A oferta de telessaúde cresce desde março de 2023, quando passou a ser implementada gradativamente pela Saúde.

“A marca de 60 mil teleconsultas representa um marco de extrema relevância para o sistema de saúde de Campinas e reforça o compromisso do Município com a inovação, a inclusão, a ampliação do acesso, a eficiência e, sobretudo, a qualificação de suas ofertas assistenciais. O uso de tecnologias no apoio à promoção da saúde mostrou-se um valioso aliado da população, pois a oferta da teleconsulta reduz a necessidade de deslocamentos físicos, torna os atendimentos mais ágeis e apresenta alta taxa de resolutividade, encaminhando apenas 2,51% dos casos para atendimento presencial. Esses benefícios se refletem na satisfação da população, traduzida em uma nota de avaliação de 9,0, em escala de até 10”, ressaltou .

A telessaúde é sempre indicada após o usuário do SUS Municipal receber uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde na unidade básica de referência ou diante da possibilidade de oferta para usuários aguardando atendimento com especialista. Caso ele aceite a oferta, há duas formas de acesso aos serviços:

  • 1) Teleconsulta: o paciente pode receber um atendimento diretamente com o médico por meio da videochamada, utilizando o computador ou celular próprio, ou infraestrutura de uma unidade de saúde. Ela pode ser realizada com médicos clínicos gerais ou de especialidades credenciados, neste momento na área de alergologia. Do total de teleconsultas, 1.010 pacientes precisaram ser encaminhados para um pronto-socorro. O resultado significa que, na prática, somente 2,57% das consultas exigiram conversão para um serviço presencial.
  • 2) Teleinterconsulta: quando o médico da unidade de saúde percebe a necessidade do apoio, suporte e avaliação conjunta com um outro profissional especialista, ele pode, por meio do uso da plataforma de telessaúde, fazer uma solicitação na especialidade. Profissionais das Policlínicas e outros parceiros do município otimizam esta assistência quando atendem aos chamados para fazer orientações, indicações de exames e outras condutas para o médico da família do paciente. Esta oferta já está disponível para as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia. Com isso, o paciente recebe dois atendimentos em única consulta. Há ainda teleinterconsultas multiprofissionais para suporte às equipes, como no caso do Centro de Referência ao Idoso.

Na prática, o usuário da rede pública, ao buscar por um centro de saúde, pode receber a oferta de uma assistência mais ampla e ágil, o que também beneficia quem realmente precisa dar continuidade no atendimento presencial.

Quem aceita a telessaúde recebe uma mensagem da Ana pelo número (19) 9-9782-0990.

O paciente que concorda recebe ainda um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS pelo número da Saúde Digital, o (19) 9-9962-0245. Um pouco antes do horário, um link será enviado ao celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual.

Read Previous

Galleria Shopping promove Summer Pet com atividades especiais para tutores e seus cães

Read Next

CIRCO Di Italia estreia em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *