Campinas continua em Estado de Atenção com acumulado de chuva de 162,1mm em 72 horas

Campinas segue em Estado de Atenção devido ao volume de chuva acumulado nas últimas 72 horas. De acordo com o boletim divulgado pelo Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), o índice pluviométrico registrado na cidade é 162,1 milímetros, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro.

Além disso, a previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI), para a Região Metropolitana de Campinas, indica que as condições do tempo continuam parecidas com os dias anteriores, com predomínio de céu nublado a encoberto e tempo instável e chuvoso.

Na segunda-feira, 3 de fevereiro, chuvas fracas ocorreram de forma isolada no período da manhã, e, seguidas de chuvas mais intensas e volumosas também são previstas, inclusive de forma recorrente ou contínua.

Devido aos acumulados elevados dos últimos dias e à possibilidade de chuvas intensas hoje, permanece o cenário de transtornos como pontos de alagamento, enxurradas, transbordamento de rios e deslizamento de terra.

Nesta terça-feira, 4, embora a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) já comece a se desconfigurar, ainda manterá sua influência na região, mantendo as instabilidades e a ocorrência de chuva e temporais. Além da  de chuvas fortes e temporais durante a madrugada, chuvas mais leves ocorreram no período da manhã, permanecendo mais no período da tarde.

 

Equipes seguem mobilizadas

A Prefeitura de Campinas mantém equipes de várias secretarias mobilizadas para atender ocorrências provocadas pelas chuvas. A força-tarefa, coordenada pela Defesa Civil, reúne as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab, e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar, caso necessário. São cerca de 450 pessoas envolvidas no esquema de prontidão.

 

Serviço

Caso sua casa seja afetada pela chuva ou inundação, é possível solicitar uma vistoria da Defesa Civil pelo telefone 199. O telefone também pode ser contatado se você e sua família ficarem desabrigados ou não conseguirem acesso à água sanitária. Se tiver uma emergência, ligue para o 193 do Corpo de Bombeiros.

Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;

Ligue 118 para emergências de trânsito

Ligue 193 para situação de emergência

Read Previous

Gelateria Belari inaugura em Campinas ponto de encontro e de sorvetes artesanais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *