Campinas tem alerta de chuvas intensas na quarta e quinta-feira
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta com previsão de chuva de até 100mm/ dia e ventos intensos

A região de Campinas tem alerta de chuvas intensas entre esta quarta-feira, 19 de março, e a quinta-feira, 20 de março. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia e indica chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e até 100 milímetros por hora, além de ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora. População deve evitar áreas alagadas e ficar atenta aos alertas da Defesa Civil.
De acordo com o alerta há risco de queda de galhos e de árvores, alagamentos e raios, além de corte de energia elétrica. Também foi publicado aviso de tempestade.
Diante desse cenário, é fundamental que a população fique atenta aos alertas e adote medidas preventivas para minimizar impactos.
A Defesa Civil de Campinas lembra a população da importância de respeitar os avisos dos painéis digitais que foram instalados em Campinas para emitir alertas de risco de alagamento quando está chovendo. Nos temporais, a chuva forte e de curta duração pode trazer riscos, principalmente na área urbana, formando áreas alagadas e enxurradas. Nos pontos críticos para alagamentos na cidade, também há placas com avisos e é importante evitar essas áreas em caso de chuva forte.
Como receber alertas
Os moradores podem se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199. Os avisos são disparados nos aparelhos celulares registrados no programa.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também lançou uma ferramenta para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem pop up aparece na tela do celular. Após dez segundos, pode-se usar novamente o aparelho.
Serviço
Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118 para emergências de trânsito;
Ligue 193 para situação de emergência.