Campinas terá uma cidade cenográfica do Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro está construindo uma cidade cenográfica em Campinas, que terá mais de 20 edificações, com casas, torres e estações. O local será utilizado para treinamento de combate em áreas urbana, de 2,8 mil metros quadrados e contará com 66 instalações, distribuídas em quadras, simulando uma área de uma cidade normal. O objetivo é dar ganho de qualidade aos treinamentos militares para o combate à situações que exigem segurança e ações do exército de defesa da nação.
O projeto deverá custar R$ 5,6 milhões de reais e está sendo construído no Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU), do 28° Batalhão de Infantaria Mecanizado (28° BIMec), localizado no Jardim Chapadão.
No local, serão erguidas 20 edificações diferentes com tamanhos e finalidades variadas, compostas por 16 residências, três torres, duas estações de grande porte, duas estações de arrombamento e duas estações de granada.
Ainda segundo o projeto anunciado pelo Exército Brasileiro, a primeira etapa contemplará a construção de 31 edifícios distribuídos em quatro quadras, com uma torre de 125 m², – casas de diferentes metragens – e uma estação de grande porte, com 1190,72 m².