Colégio Adventista inaugura no Taquaral
O Colégio Adventista inaugura já para o ano letivo de 2025 a sua mais nova unidade em Campinas, no Taquaral. Em instalações com capacidade para atender 1,3 mil alunos, o moderno prédio, construído com planejamento para espaço pedagógico, ocupa uma área total de 6.204 metros quadrados. O Colégio conta com 12 salas de aulas, laboratórios, salas de músicas e para atividades especiais, como jogos lúdicos, amplo auditório com 247 lugares, cantina e quadra poliesportiva.
Nesse primeiro ano de atuação, a unidade atende as faixas etárias do infantil e do primeiro ao nono ano (de 3 a 14 anos de idade), nos períodos da manhã e tarde. No próximo ano, a unidade Taquaral passa também a atender aos alunos do ensino médio. O programa de ensino do Colégio é bilíngue a partir da educação infantil (inglês e português).
A diretora da unidade do Taquaral, professora Roberta Guimarães, afirma que no aspecto da funcionalidade construtiva, o novo colégio está entre os mais modernos das unidades Adventistas do Brasil. “Em relação ao uso das tecnologias educacionais, contamos com os recursos digitais necessários para facilitar, dinamizar, complementar e personalizar o aprendizado dos nossos alunos”, explica.
“A Rede Adventista pensa em senso de missão, senso de qualidade e senso de negócio, na formação integral do estudante, desde a criança até o adolescente no ensino médio até na universidade e pós-graduação”, comenta a diretora.
A unidade do Taquaral conta com 18 professores e profissionais que atuam nas áreas administrativa, de coordenação, orientação educacional, direção escolar, secretaria e tesouraria.
A professora Roberta esclarece, ainda, que a educação Adventista se preocupa com a formação integral do aluno. “Nós olhamos para a excelência como carro-chefe do nosso agir pedagógico. Nossos alunos são cuidados e conduzidos pelos professores e funcionários, sempre com o objetivo de termos bons cidadãos, e que contribuam para uma sociedade justa e igualitária”.
As facilidades de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, nessa nova unidade são destacadas pela diretora. “Pensamos com muito carinho sobre isso, em parceria com a equipe de engenharia e a construtora. Nosso colégio possui elevador desde o subsolo até o piso, facilitando para onde a pessoa precisa ser conduzida. O próprio piso quase não tem nenhuma diferença de nível. Isso foi projetado para que houvesse tranquilidade na mobilidade das pessoas”.
O Colégio do Taquaral conta com um sistema de chegada e saída dos alunos, projetado especialmente para garantir segurança e tranquilidade, conforme explica a diretora. Dessa forma e com o apoio de monitores, otimiza o tempo na saída ou entrada dos alunos, desde os veículos de seus pais ou responsáveis até a entrada no Colégio.
Os diferenciais construtivos utilizados no empreendimento do Colégio Adventista do Taquaral são destacados pelo engenheiro civil Marcio Benvenutti, diretor da MBM Construtora e também diretor da Regional do SindusCon-SP. “A experiência na unidade Taquaral foi muito interessante no aspecto de produção, com a utilização de novas técnicas construtivas. A obra foi totalmente planejada e teve os projetos completamente prontos antes do início de sua execução. Tudo foi projetado em imagens 3D, para serem construídos e finalizados na parte arquitetônica, exatamente como estavam apresentados. Esse processo é muito parecido com o da construção de empreendimentos imobiliários atuais”, explica.
Benvenutti ressaltou que a toda a obra do Colégio foi executada dentro dos mais modernos padrões construtivos atuais, que se assemelham muito aos processos industriais, em relação a qualidade dos materiais utilizados e a eficiência técnica. “A visita da Diretoria Estadual de Ensino, que chancelou o empreendimento e a obtenção do AVCB dos bombeiros na primeira visita técnica, mostram a qualidade da unidade Taquaral”, acrescenta.
História
A educação Adventista, remonta ao século retrasado. A história começa aproximadamente em 1872, quando alguns pioneiros passam a olhar a educação como algo necessário para uma formação integral das crianças da época. Os anos passam, essa educação se moderniza, as pessoas conseguem repensar essa educação, para que as crianças agora cuidadas por uma escola, possam ser formadas integralmente, conta a professora Roberta.
“No decorrer da história, temos hoje mais de 2 milhões e 100 mil alunos no mundo todo, dentro da Rede Adventista. Nós temos intercâmbios culturais dos nossos próprios alunos, que podem ficar dentro das nossas redes, em outros lugares do mundo. No Brasil, atualmente estamos com 535 unidades, que oferecem educação humanizada, visando à formação completa da criança. Porque, além da parte acadêmica, olhamos para esse ser humano através da história que essa criança traz consigo, olhando também para a sua família. Por isso costumamos dizer que dentro das nossas unidades escolares nós temos famílias. Hoje começa a família do Colégio Adventista Taquaral”, finaliza.
Perfil
A Rede Educacional Adventista no Brasil teve início em 1º de julho de 1896, quando o Colégio Internacional de Curitiba abriu a primeira unidade da rede educacional Adventista no País. Atualmente são 9,4 mil instituições no mundo, com 2,1 milhões de alunos. São 520 unidades educacionais no Brasil. Está há mais de 70 anos em Campinas e a unidade Taquaral é a quarta no município.
O Colégio Adventista tem unidades na Argentina, Estados Unidos, Chile, Uruguai, Bolívia, Equador, Peru, Paraguai, entre outros.