Criação do Polo Turístico da Vila Industrial tem votação na Câmara de Campinas
Os vereadores de Campinas votam, em análise final, nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei do vereador Jorge Schneider que estabelece a criação do Polo Turístico da Vila Industrial, bairro localizado na região central de Campinas. A proposta ressalta que a Vila Industrial é o primeiro bairro surgido na cidade, tem o único acervo arquitetônico da cidade com real valor histórico, segundo diversos urbanistas de destaque, e maior quantidade de bens tombados num só bairro.
De acordo com o projeto, o Polo Turístico da Vila Industrial seria delimitado pela totalidade do Parque Ferroviário composto pela antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Companhia Mogiana, incluindo todas as construções civis e espaços vazios; todos os imóveis já tombados ou em estudo de tombamento dentro dos limites da Vila Industrial; e o polígono que contém a rotunda da Fepasa; a oficina de carros e vagões; a usina geradora; a oficina de locomotivas; a Hospedaria dos Imigrantes; o Armazém Mogiana; o edifício de baldeação; a oficina Sr. Lemos; a Estação da Cia Paulista; a Oficina da Cia Paulista; e o armazém da Cia Paulista.
O objetivo é promover, na área do Polo, o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional, bem como o fortalecimento, a ampliação e o desenvolvimento da produção local, nas áreas de turismo cultural, histórico, gastronômico e arquitetônico. Além disso, o polo tem ainda a meta de fazer a integração total do parque ferroviário com o centro da cidade. A Reunião Ordinária deste ano – aberta ao público – ocorre a partir das 18 horas no Plenário do Legislativo, com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta. Quem não puder acompanhar presencialmente tem como opção assistir à reunião pela TV Câmara Campinas, em sinal digital 11.3 ou pelo canal 4 da NET Campinas ou 9 da Vivo Fibra, com retransmissão simultânea pelas fanpages da Casa e da TV no Facebook, Youtube e no streaming da página inicial do site oficial.