Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência marca a importância de vencer barreiras
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, é marcado pela construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, conscientização da luta anti-capacitista e celebração de movimentos que rompem barreiras. A luta pelos direitos humanos da Pessoa com Deficiência é histórica e tem seu grande marco em 1948 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A cada dia, mais e mais empresas de diversos segmentos se conscientizam e geram oportunidades de inclusão em seus quadros de colaboradores, assegurando também as previsões da lei.
Victor Andreutti tem Síndrome de Down e trabalha há 25 anos no McDonald’s de Barão Geraldo, distrito de Campinas, SP. É o filho do meio de uma família com três irmãos e seu diagnóstico foi uma surpresa. Nascido em 1978, seu diagnóstico foi recebido na sala de parto. Apesar do preconceito da época, sua família o acolheu e o estimulou desde muito jovem, levando-o à APAE aos 18 dias de vida.
À medida que crescia, Victor se integrou em eventos familiares e encontrou apoio na Fundação Síndrome de Down em Campinas. Com a chegada da vida adulta, surgiram desafios e uma
oportunidade de trabalho no McDonald’s se apresentou.
Hoje, ele ocupa o cobiçado cargo de treinador. A experiência no McDonald’s não apenas proporcionou um espaço para Victor mostrar suas habilidades, mas também reforçou a importância da diversidade e do cuidado no ambiente de trabalho. A palavra “desistir” não faz parte do vocabulário de Victor, refletindo a mentalidade positiva que ele e seus apoiadores cultivam.
Nos 25 anos que se passaram desde então, Victor continua a ensinar lições valiosas sobre perseverança, inclusão e amor a todos ao seu redor.
Victor Andreutti também já teve oportunidade de demonstrar seus dons de artista, participou do filme Colegas, estreado em 2012 e que foi filmado em Paulínia, SP.