Diretoria do Conseg Chapadão é reeleita por aclamação
A atual diretoria do Conseg Chapadão-Campinas foi reeleita por aclamação, na noite desta quarta-feira, 16, para o biênio 2025-2027. A reunião ocorreu no Golden Room, do Círculo Militar de Campinas.
Os atuais presidente, vice-presidente e diretores, todos voluntários, foram reconduzidos ao cargo por aclamação, uma vez que houve apenas uma chapa inscrita. Compõem a diretoria os dois membros-natos, que são o delegado-titular do 3º Distrito Policial, doutor Luiz Mita, o comandante da 3ª Cia. do 35º Batalhão da Polícia Militar, Capitão PM, Paulo Bueno, representado na reunião pelo Tenente PM Sapienza. Também integram a diretoria do Conseg-Chapadão alguns membros da comunidade, Vinícius D’Ottaviano, que foi reconduzido como presidente; Clovis Cordeiro, vice-presidente, Alessandro Frizzarim, primeiro-secretário, Célia Maria Petan, segunda-secretária; e Susam Sassaki, diretora de Relações com a Comunidade.
Também participou desta reunião, representando a Guarda Municipal, o Inspetor Rayland Tanimoto Celestino. A Guarda Municipal participa de todas as reuniões do Conseg e dá apoio às demais forças públicas de segurança, para atender as demandas apresentadas pelos moradores.
A posse da nova diretoria será realizada em 13 de maio, quando ocorre a próxima reunião do Conseg Chapadão, prevista para ser no Salão Paroquial da Igreja Cristo Rei.
O que é o Conseg
Vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Conselho de Segurança (Conseg) tem como objetivo fazer o elo de ligação entre as forças públicas de segurança e a comunidade, identificando e atendendo as principais demandas de segurança na área de abrangência onde atua. Campinas tem dez Consegs em diferentes regiões da cidade.
Como surgiu o Conseg Chapadão
O Conseg Chapadão foi criado em 18 de outubro de 1998, pelo mesmo grupo de moradores voluntários, que dirigia a Associação de Moradores e Amigos do Chapadão (Assomoch). “Na época, a Região do Jardim Chapadão enfrentava um sério problema de segurança, com registro de muitos furtos e roubos. Incomodados com a situação, os diretores da Assomoch procuraram o então comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Coronel PM Belizário, que orientou pra que o grupo criasse o Conseg”, conta o primeiro presente do Conseg Chapadão, Otair Marcos Danielle. A partir daí, Assomoch e Conseg Chapadão passaram a fazer as reuniões em conjunto, na garagem da Casa Paroquial, gentilmente cedida pelo então pároco, Luiz Carlos F. Magalhães.
Alguns anos depois, a Associação de Moradores foi extinta, por falta de participação da comunidade, e o Conseg Chapadão passou a absorver também demandas da comunidade, não relacionadas à área de Segurança Pública.