Domingo Fitness em Campinas reforça conscientização sobre câncer de ovário
Domingo Fitness
Evento realizado neste domingo, 15/09, na pista de patinação da Lagoa do Taquaral, em Campinas, de forma gratuita, tem a participação da Mulher Labirinto, do Gupo SOnHe
Movimento e muita orientação marcam o domingo, 15 de setembro, na Lagoa do Taquaral, em Campinas, das 8h30 às 11h30. O Domingo Fitness é realizado quinzenalmente pela Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas e, nesta edição, reforça a campanha conscientização do mês, Setembro em Flor, sobre os tumores ginecológicos, em especial o câncer de ovário, que é o mais letal dos tumores femininos e o mais silencioso, por não haver exame de rastreio. Neste dia 15/09, das 9 às 10 horas, haverá uma aula de dança especial com o professor Fábio Alfamix. O aulão trará para a pista o axé antigo, os saudosos passinhos, o black e o country. Além da dança, haverá conscientização com a mulher labirinto e informações sobre o câncer de ovário com Susana Ramalho, oncologista clínica do Grupo SOnHe. A ideia é reforçar a importância do exercício físico para a prevenção do câncer e a necessidade de manter os exames de rotina em dia. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
Câncer de Ovário
Esse tipo de tumor é a quinta principal causa de morte entre mulheres do mundo inteiro. Não existe rastreamento para o câncer de ovário e 7 em cada 10 mulheres descobrem o tumor em estágio avançado. Uma pesquisa recente da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluiu que as mulheres que são acometidas pela endometriose têm 4 vezes mais chances de desenvolver o câncer de ovário.
Campanha Setembro em Flor
A campanha Setembro em Flor busca reforçar a importância da rotina ginecológica para as mulheres de todas as idades e especialmente para aquelas que tenham endometriose, uma vez que são mais suscetíveis ao câncer de ovário, doença que não tem sintomas e nem formas de ser rastreada. Cerca de 10% das mulheres do mundo têm a doença, que é responsável por uma dor pélvica crônica e pela infertilidade. Mulheres cuja endometriose acomete os ovários e/ou outros órgãos profundos têm 10 vezes mais chances de desenvolver o câncer de ovário em todos os seus subtipos. Esse risco chega a ser 19 vezes maior para tumores como endometrioide, células claras, mucinoso e seroso de baixo grau, que são mais agressivos e menos responsivos à quimioterapia. O apelo é para que as mulheres possam compreender a necessidade de manter uma rotina ginecológica, mantendo atenção aos exames necessários e garantindo o acompanhamento de um profissional da ginecologia, capaz de tratar a endometriose e prestar atenção a sintomas que podem indicar câncer de ovário e geralmente são confundidos com outras condições. A paciente diagnosticada com endometriose precisa dessa atenção direcionada.
Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais.
Serviço:
Domingo Fitness reforça conscientização sobre câncer de ovário
Data: 15/09
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Pista de Patinação da Lagoa do Taquaral – Campinas