Educação Digital na escola requer o preparo emocional
Bullying X Educação Digital
Com a experiência de mais de 20 anos como diretora de escola, a professora Roberta Guimarães, pedagoga, mestre em Educação e com MBA em Tecnologias Educacionais, avalia que a educação digital para crianças e adolescentes requer o preparo emocional delas, especialmente em relação ao bullying e cyberbullying, que sai do ambiente físico do período escolar para o tempo integral do ambiente digital.
Como diretora do Colégio Adventista do Taquaral em Campinas, Roberta sugere um olhar cuidadoso e humanizado com o aluno e uma equipe de profissionais atenta na escola. “A nossa geração – gestores de educação, pais e avós é formada por ‘imigrantes digitais‘, que têm algumas dificuldades em lidar com as tecnologias atuais, enquanto a nova geração nasceu com o celular na palma da mão. É preciso entender essa enorme diferença”, explicou.
Roberta avalia que as partes espiritual, cognitiva e física devem ser valorizadas nesse processo de educação digital dos alunos, que deve ser integral. Em relação ao bullying na escola, a diretora afirma quer o olhar atento dos profissionais da escola é fundamental. Verificado algum caso, o caminho é sempre resolver através do diálogo com todos os envolvidos. “A pergunta que faço é, como se sentiria no lugar do outro – a vítima do bullying? Essa reflexão leva o grupo a entender como isso é errado e modificar o seu comportamento. A emoção precisa ser verbalizada”.
Como resultado desse processo de reflexão, a diretora Roberta afirma que todos devem repensar essas emoções dentro de situações que ocorrem na escola, inclusive com apoio da disciplina de Inteligência Emocional, que faz parte do conteúdo do Colégio Adventista. “Como nomeamos essas emoções para que possamos ter consciência delas e nos colocar no lugar do outro. Assim poderemos aprender a entender a realidade de forma consciente e clara, como o bullying e o cyberbullying e com uma educação integral do aluno”, recomenda a educadora.
Vídeodepoimento – Diretora Roberta Guimarães – Colégio Adventista Taquaral