Educadores de Campinas concluem formação do projeto gratuito de aprendizagem criativa ArteLab
Iniciativa promove a capacitação dos professores de instituições sociais e a doação de kits pedagógicos para incentivar a criatividade e o protagonismo dos alunos
Créditos: Divulgação
Cultura da experimentação, criatividade, aprendizado “maker”, incentivo ao protagonismo e novas tecnologias pedagógicas. Esses foram alguns dos temas abordados na jornada formativa promovida pelo projeto ArteLab para 34 educadores de quatro instituições sociais de Campinas (SP) e que deve beneficiar mais de 1.300 crianças e jovens no município.
O ArteLab traz para a educação integral todos os benefícios da chamada aprendizagem “maker”. Moderno recurso pedagógico, é uma técnica que convida os alunos a literalmente colocarem a “mão na massa” como forma de desenvolver competências alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
“Além de conceitos importantes para uma abordagem multidisciplinar de temas como o exercício da criatividade, cultura digital e pensamento computacional, nas 18 horas de atividades realizadas até novembro os educadores receberam ainda todas as orientações de como explorar com as crianças e jovens os recursos da T-box, uma caixa com materiais para experiências práticas com os alunos que é doada pelo projeto”, conta Thaís Buratto, coordenadora do ArteLab.
Thaís acrescenta que, no último módulo de formação, os educadores criaram um robô artista, inclusive com o uso de materiais recicláveis. “Também conversaram em grupos sobre os aprendizados e fizeram uma avaliação do ArteLab e suas possibilidades, além de compartilhar o interesse dos alunos pelas ações já implementadas. Tivemos ainda uma Feira Maker, onde os educadores expuseram suas criações ao longo da capacitação. Foi muito gratificante perceber o engajamento de todos e o entusiasmo em aplicar as atividades com os estudantes”.
“Posso dizer que o projeto ArteLab foi um grande aprendizado, tanto para nós educadores como para as crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, conta Marcia Dolores Domeni Martins Ferruccio, assistente social do Centro Social Bertoni. “Ele nos permitiu desenvolver o nosso intelecto e nossas habilidades, treinando o cognitivo e mostrando um leque de possibilidades. Houve uma receptividade muito positiva quando todos puseram a mão na massa para executar as atividades propostas. Tivemos ainda a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas, além da compreensão de como a tecnologia pode trazer muitos benefícios na vida das pessoas”.
Participaram desta edição do ArteLab em Campinas as instituições sociais Centro Social Bertoni, Fundação Eufraten, Grupo Primavera e Obra Social São João Bosco.