Educadores de Campinas usarão fantoches como proposta lúdica na rede municipal
Em projeto realizado pelo Grupo Primavera, profissionais de 44 estabelecimentos parceiros da Secretaria Municipal de Educação serão capacitados a trabalhar com bonecos fantoches
A primeira etapa do projeto Teatro de Fantoches, realizado pelo Grupo Primavera e voltado à valorização da infância e ao uso dos bonecos como instrumento importante na prática pedagógica, acontece a partir da próxima semana com a capacitação de 88 educadores. Cerca de 9 mil crianças de instituições conveniadas à Secretaria Municipal de Educação serão beneficiadas pelo projeto.
Nesta etapa, os educadores terão o primeiro contato com os fantoches durante capacitação teórica e prática nos dias 29 de agosto, 02 de outubro e 07 de novembro. Será o momento de chamar a atenção e encantar os profissionais para o uso dos bonecos, conhecendo os tipos de fantoches existentes, a forma de manipular, os cenários, as posições do narrador e dos personagens. Na sequência, irão ingressar no mundo dos fantoches e das histórias, entendendo como abordar cada tipo de história com as crianças.
Ao totalizar 16 horas de capacitação, os educadores receberão um certificado com a carga horária realizada. Com um kit completo de fantoches produzido pelo Primavera, formado por 16 bonecos, os profissionais estarão aptos a utilizar diferentes métodos de manipulação e contação de histórias. Será então o momento de surpreender as plateias de crianças. “Uma das prioridades da Secretaria de Educação é investir na formação dos profissionais. Certamente, isso irá refletir em mais qualidade de ensino para os nossos alunos”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge. A capacitação dos educadores acontecerá no auditório do CEMAPA (Centro Multidisciplinar de Apoio, Pesquisa e Assessoria a Educação Especial Inclusiva), à Rua Carolina Florence, 1145, no bairro Guanabara, em Campinas.
“O objetivo do projeto é capacitar o agente cultural para que, com o uso dos fantoches, desenvolva com as crianças a aprendizagem, criatividade, socialização, respeito, expressão oral e artística, com interação e imaginação constantes, por meio da contação de histórias, confecção e manuseio dos fantoches e, também, de pesquisa e criação das histórias e apresentações teatrais”, explica a gestora executiva do Primavera, Ruth Maria de Oliveira. “Trabalhar com fantoches não é somente manipular o boneco, cantar uma música ou mesmo brincar com eles. Envolve técnicas de narração oral cênica, entendendo o processo de interatividade com o público e a criatividade na construção e adaptação de histórias”, diz.
Nas mãos do professor e da criança, os fantoches são um instrumento poderoso: ao usá-lo, o brinquedo cria vida e consegue entrar na imaginação da criança de forma rápida e prazerosa. “Levar essa experiência às crianças pode atrair a atenção, despertando o interesse, a motivação e o envolvimento no conteúdo abordado. “O que fazemos é apresentar o projeto de forma alegre e lúdica para cativar o educador com o material e, posteriormente, ele irá encantar seus alunos”, diz a gestora da instituição.
Para Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar, “a parceria com o Grupo Primavera para compartilhar a ferramenta fantoches com educadores está alinhada ao trabalho que a Educar realiza há mais de 20 anos, através dos Projetos Leia Comigo! e Além do Encantamento, fortalecendo a missão de contribuir para a formação de leitores no Brasil”. Segundo Cristiane, a Fundação Educar acredita e promove a contação de histórias como estratégia de compreensão de mundo e desenvolvimento pleno.