Exposição “Carmen: Cores, Flores e Amores” reúne 35 trabalhos de jovens do Grupo Primavera

Adolescentes atendidos pelo Grupo Primavera usaram diferentes técnicas para produzir obras que ficarão expostas na Casa de Vidro de 30 de setembro a 24 de outubro

Carmen Miranda é tema da exposição de arte que acontecerá na Casa de Vidro, no Museu da Cidade, em Campinas, entre os dias 30 de setembro e 24 de outubro. Com obras criadas por 18 adolescentes do Grupo Primavera, “Carmen: Cores, Flores e Amores” traz o resultado do trabalho desenvolvido pela artista plástica Ana Bittar com um grupo de jovens entre 11 e 14 anos de idade atendidos pelo Primavera que, inspirados por adereços e alegorias usados pela cantora, ingressaram no universo criativo e na personalidade da artista.

Os jovens – que integram o Núcleo de Artes Visuais da instituição – foram estimulados a colocar no papel suas sensações e criatividade, deixando de lado a preocupação com a estética, e produziram 35 trabalhos que estarão expostos na Casa de Vidro, usando técnica mista, aquarela sobre papel e traçados com canetas permanentes. Cada um criou também seu autorretrato inspirado na artista, com adereços sobre a cabeça e misturando elementos relacionados ao universo de cada um deles.

exposição faz parte do projeto Arte e Cultura. “Desde janeiro de 2023 oferecemos aos nossos atendidos oficinas artísticas de dança contemporânea, hip hop, teatro, música, canto coral e prática de instrumento, literatura, artes visuais, artes digitais e arte robótica, dentro do projeto Arte e Cultura. Este rodízio de atividades culturais permite que entrem em contato com um campo vasto da cultura e exercitem a criatividade”, explica Sandra Zuliani, coordenadora artística da instituição.

 

Aluno apresenta seu quadro na exposicao divulgacao
Nicolas Miranda, 11 anos, apresenta seu quadro na exposição/divulgação

Sobre o Grupo Primavera

 

Em 41 anos de existência, o Grupo Primavera chegou a marca de mais de 11 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los cidadãos ativos na sociedade. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

 

Serviço:

Exposição “Carmen: Cores, Flores e Amores”

Data: sábado, 30 de setembro (abertura) até 24 de outubro de 2023

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade – Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral, Campinas/SP

 

Read Previous

Livro de Thais Bergmann dialoga com juventudes

Read Next

Festival Transforma 2023 promove três dias de shows e workshops gratuitos em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *