Exposição “Quintal da Vó” estreia na Estação Cultura de Campinas
A Estação Cultura de Campinas recebe, a partir de 7 de fevereiro, a exposição “Quintal da Vó”. A mostra propõe reflexões sobre memória e identidade por meio de elementos sensoriais, como fotografias bordadas, áudios e objetos visuais. A visitação ficará aberta ao público até 9 de março, com entrada gratuita.
Idealizada pela fotodocumentarista Fabiana Ribeiro, a exposição reúne uma equipe composta exclusivamente por mulheres, metade delas negras e periféricas. O projeto também inclui a curadoria de Andrea Mendes, textos de Fernanda de Freitas, vídeos e edição de Débora Castro, além de produção artística de Ori Okan e executiva de Wannyze Zivko. Entre os destaques do trabalho, estão fotografias impressas em tecido com bordados feitos pela mãe da fotógrafa, peças de crochê herdadas de sua avó e áudios que narram histórias coletadas em quintais e comunidades.
A abertura no dia 17, às 19h, contará com a intervenção cênica do espetáculo “Marias”, da arte-educadora Ori Okan. O conto aborda a relação entre uma criança e uma benzedeira, explorando a transmissão oral de saberes. O evento inicial também terá uma mini-feira de produtos naturais e artesanais.
Além da exposição, o projeto “Quintal da Vó” gerará desdobramentos, como um site, um minidocumentário e uma publicação digital que falará sobre plantas e ervas. Esses materiais buscam aumentar o alcance da proposta e registrar a experiência da mostra para um público mais amplo.
A exposição fica aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Estação Cultura, em Campinas. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo e-mail: quintaldavomelia@gmail.com
Serviço:
Exposição “Quintal da Vó”
Data: 7 de fevereiro a 9 de março
Horário: das 8h às 18h
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro – Campinas – SP
Entrada gratuita