FEAC e Prefeitura de Campinas avançam na iniciativa Desenvolve Amarais
A Fundação FEAC firmou uma parceria com a Prefeitura de Campinas para a implantação do Parque Linear do Córrego da Lagoa, na região dos Amarais, ao norte do município. O parque beneficiará os bairros Jardim São Marcos, Santa Mônica, Jardim Campineiro, Vila Esperança e adjacências, região onde vivem cerca de 20 mil pessoas. A assinatura da parceria aconteceu na sede da Prefeitura na Semana do Meio Ambiente com a presença do diretor executivo da FEAC, José Roberto Dalbem, e do secretário municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes.
A área passou por marcantes transformações territoriais, de rural para urbana, nas últimas décadas. Ao mesmo tempo, a população foi crescendo vertiginosamente e o processo de urbanização intensificou a degradação ambiental, com efeitos como desaparecimento de lagoas, poluição de riachos e desmatamento. Por isso, hoje há uma grande necessidade de recuperação do verde por ali.
A Prefeitura de Campinas planeja a criação do parque há muito tempo, mas enfrentava dificuldades devido à falta de um projeto executivo. A Fundação FEAC vai contribuir com a elaboração do projeto e entregá-lo até o fim de 2024, o que permitirá a implantação do parque por etapas.
Para o diretor executivo da FEAC, José Roberto Dalbem, o projeto de recomposição do Parque Linear do Córrego da Lagoa representa o início de uma colaboração intersetorial para o desenvolvimento socioambiental de Campinas. “O desenvolvimento ambiental é uma parte crucial desse processo, e estamos comprometidos em executar um projeto que traga benefícios reais para a comunidade”, afirmou.
O convênio prevê esforços conjuntos para projetos de desenvolvimento territorial, buscando melhorar a qualidade de vida da população local por meio de ações interdisciplinares nas áreas social, econômica e ambiental. Na verdade, ele é a consequência de um protocolo de intenções assinado com o prefeito Dário Saad para o desenvolvimento territorial da região dos Amarais e São Marcos no dia 27 de abril, ocasião em que foi inaugurada a primeira etapa do projeto: uma praça de convívio com brinquedos para as crianças.
Especialista na área, Rafael Moya, gerente de Desenvolvimento Territorial da Fundação FEAC, explica que a Seclimas é a primeira envolvida, mas a ideia é que as ações futuras envolvam outras secretarias, como a de Serviços Públicos e a de Esportes, para a continuidade da transformação daquela região. “Entendemos que o Parque Linear vai além de uma ação ambiental clássica, ele envolve espaços de convivência, áreas para a juventude, questões de saúde do território, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para os moradores”.
A proposta de desenvolvimento territorial da FEAC é abrangente e deve ir além, se expandindo para outras áreas do município de Campinas. Moya esclareceu ainda que esse piloto na região dos Amarais trará muito aprendizado, possibilitando replicar boas práticas: “Desenvolvimento territorial não acontece rapidamente. Um território aprende com o outro, e a ideia de projetos espelhos ajuda a sistematizar o conhecimento, o que é fundamental para a FEAC”, disse.