Fundação Educar promove o voluntariado corporativo e leva colaboradores para escola pública
Projeto Inspirar Para Atitudes (PIPA) é uma iniciativa da Fundação Educar que conecta experiências de vida e promove a cidadania entre voluntários e estudantes de Campinas
Nesta quinta-feira, 22 de agosto, a Escola Estadual Residencial São José, em Campinas, recebe colaboradores das empresas para um dia de muita inspiração e troca de experiências, através do Projeto Inspirar Para Atitudes (PIPA).
Desenvolvido pela Fundação Educar, o projeto faz parte do Programa SER Voluntário e convida profissionais de diferentes áreas até escolas públicas de Campinas para compartilhar suas trajetórias de vida, desafios superados e sonhos alcançados. O objetivo é incentivar os estudantes a planejarem seus projetos de vida e reforçar a importância da educação na conquista de seus ideais.
Neste ano, cerca de 360 estudantes terão a oportunidade de participar desse diálogo enriquecedor com 46 colaboradores voluntários, em encontros que ocorrem tanto no período da manhã quanto à noite.
“Além de inspirar os estudantes, o Programa de Voluntariado Corporativo promovido pela Fundação Educar oferece aos colaboradores voluntários a chance de aprimorar diferentes habilidades, expandir sua percepção de mundo e praticar a cidadania ativa”, afirma Simone Santos, coordenadora do programa de voluntariado da Fundação Educar.
Ela acrescenta: “A interação entre os colaboradores e os estudantes é muito inspiradora para todos. Muitos voluntários já estiveram na posição desses jovens. Além disso, ao voltarem para o dia a dia na empresa, notamos que os colaboradores se integram mais, pois um passa a conhecer melhor a história do outro”, diz Simone.
A Fundação Educar acredita que, para exercer uma cidadania plena, é essencial que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo e se tornem agentes de mudança para a construção de um futuro melhor. Por isso, essa troca de experiências é tão valiosa.
“A Educar nasceu em 1989 com o propósito de contribuir para uma educação de qualidade e para a redução das desigualdades sociais. Investir, junto às empresas da cidade, na participação social dos colaboradores fortalece o protagonismo e a cidadania ativa, tanto dos voluntários quanto daqueles que recebem a ação. Além disso, reforça o pensamento coletivo sobre o futuro da humanidade, sempre baseado em novas formas de olhar, pensar, sentir e decidir, levando em conta as individualidades e o impacto das ações no coletivo”, conclui Cristiane Stefanelli, Gestora da Fundação Educar.