Hasteamento da bandeira abre as celebrações da Semana da Pátria em Campinas
As comemorações da Semana da Pátria em Campinas foram abertas na manhã desta segunda-feira, dia 2 de setembro, com o hasteamento das bandeiras, no arruamento do Paço Municipal. O ato solene contou com a presença de autoridades do Executivo, do Exército, da Polícia Militar e Guarda Municipal. No sábado, dia 7 de setembro, haverá o desfile cívico-militar em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil, a partir das 8h, na Avenida Francisco Glicério, no Centro.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, foi a representante do prefeito Dário Saadi na solenidade. Ela hasteou a bandeira de Campinas juntamente com o coronel Flávio Eduardo Brandalise, que hasteou a Bandeira do Brasil e do comandante do CPI/2, o coronel Adriano Augusto Leão, que hasteou a Bandeira do Estado de São Paulo.
A Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) executou os hinos Nacional e da Independência. No arruamento também permanece exposta, ao longo do dia de hoje, das 8h às 17h, uma Exposição Militar de Viaturas Blindadas e Armamentos, da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
“É uma honra para todos nós participarmos dessa abertura. A Prefeitura está preparando para o 7 de setembro, um lindo desfile com cerca de 6 mil componentes. Sabemos que a união das forças de segurança possibilita termos um lindo espetáculo para a população de Campinas. É um momento que enaltece os valores militares e a soberania nacional. Gostaria de agradecer a todos desse evento e convidar a todos a estarem na avenida Francisco Glicério, para o nosso grande desfile”.
O coronel Flávio Eduardo Brandalise, que representou o general de Brigada, Santiago Budó, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, disse sobre a participação dos militares do Exército Brasileiro na tradicional cerimônia de abertura da Semana da Pátria, “cerimônia essa que promove o desenvolvimento de algo que é muito significativo e muito caro para o povo, que é a noção de patriotismo”.
“Aqui hoje, nós estamos realizando justamente isso, o patriotismo. Para que nós tenhamos um futuro melhor para o nosso país, nada mais justo do que cultuarmos a nossa história, valorizarmos os nossos símbolos e as nossas datas magnas. Mas uma delas é a independência. Então eu espero que todos tenhamos uma excelente Semana da Pátria e que possamos, ao final dela, estarmos mais fortes e com o nosso sentimento de patriotismo que denota amor, dedicação, abnegação e comprometimento com a nossa pátria”.
O coronel Adriano Augusto Leão destacou a Semana da Pátria. “É uma grande satisfação por parte da Polícia Militar poder participar de um evento como esse, que inaugura a Semana da Pátria, em que nós temos o evento mais representativo do desfile do 7 de setembro. É uma semana em que devemos honrar, valorizar, rememorar a história passada, os vultos históricos daqueles que lutaram bravamente em favor da independência, da nossa liberdade, liberdade que hoje nós devemos cultuar e lutar para que ela permaneça a cada dia, a cada ato, e a liberdade depende de que a segurança possa existir”.
Desfile
No sábado, dia 7 de setembro, haverá o desfile cívico-militar em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil, a partir das 8h, na Avenida Francisco Glicério, com abertura no Largo do Rosário em frente ao Fórum. Este ano, cerca de 6 mil pessoas irão desfilar.
A concentração, como de costume, será na região do cruzamento da Av. Aquidabã com a Av. Francisco Glicério. Participam do desfile integrantes de corporações, entre as quais o Exército, a Escola de Cadetes, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, escolas públicas e particulares; outras entidades representativas da sociedade civil como o Lar dos Velhinhos, Escoteiros, Patrulheiros e delegações de outros países.
O desfile contará também com a participação de um grupo de 145 cadetes do Exército do Equador e de Agrupamentos Motorizados do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O evento é uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Serviços Públicos; Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; Emdec; Setec; Sanasa; Administração do Paço, com o Exército.
Após o desfile, acontece o tradicional Grito dos Excluídos.