Iniciação Científica estimula a formação de jovens cientistas em Campinas
Meta do curso Iniciação Científica do Colégio Adventista do Taquaral é participação em olimpíadas internacionais de ciência
Meninos e meninas de 6 a 11 anos se espalham pelas mesas do laboratório do Colégio Adventista do Taquaral, motivados pelo desafio proposto pela professora de Iniciação Científica, Giuliana Elias Ruggiero. Ela distribui para o grupo, papel, agulha de costura, tigelinha com água e um imã para que possam montar uma simples bússola. Objeto que tem uma história fascinante – sem inventor definido, a origem da bússola remont a à China (dinastia Han – século II a.C.) e sua evolução envolveu diversas culturas e múltiplos avanços tecnológicos ao longo dos séculos – desde a cartografia e primeiras navegações à astronomia.
Dentro desse contexto, a disciplina de Iniciação Científica do Colégio Adventista do Taquaral, em Campinas, tem como projeto pedagógico, o “letramento científico” dos alunos do 1º ao 5º ano e das outras séries, como explicou a professora Giuliana. Os temas desenvolvidos no laboratório do Colégio e também em pesquisas de campo são amplos – desde ecologia e sustentabilidade, reciclagem e destinação correta de resíduos até desenvolvimento urbano e as aplicações tecnológicas das descobertas científicas dos astronautas no espaço.
A estrutura do curso de Iniciação Científica do Colégio do Taquaral tem o apoio da coordenadora pedagógica da escola, Valdirene Luciano Dias.
A diretora do Colégio Adventista do Taquaral, professora Roberta Guimarães, afirmou que as metas são amplas, no sentido de mostrar aos alunos como a ciência contribui para o desenvolvimento humano, buscando desenvolver neles, os potenciais de futuros jovens cientistas. O objetivo, conforme a diretora, é que os alunos do Colégio desenvolvam projetos, que possam levá-los a participar de olimpíadas internacionais de ciência, estimulando que a cultura da ciência se espalhe, com iniciativas também em outras escolas.
“A Rede Adventista tem uma preocupação muito grande na questão de formação. Formar crianças, adolescentes e adultos, porque temos desde os pequenos até a universidade, seres pensantes. Pensando dessa forma, o Colégio Adventista do Taquaral, estruturou esse conteúdo pedagógico focado na iniciação científica, especialmente importante nesse tempo de fake news. Essas aulas estão trazendo pensamentos críticos e inovadores às crianças, situações interessantíssimas de conhecimento da ciência na parte prática, junto com uma docente muito ativa nessa área da ciência e que traz o tema de uma forma apaixonante. Queremos meninos e meninas que possam sonhar com a ciência de uma forma mais humanizada, mais possível e mais real na vida deles”, acrescentou a diretora Roberta.
Roberta Guimarães – diretora – Colégio Adventista Taquaral – https://youtu.be/_XVXgM3yPEQ