Instituto Padre Haroldo começa a organizar a 29ª Conferência Mundial de Comunidades Terapêuticas
Encontro na sede do Instituto Padre Haroldo trata sobre organização de evento mundial para 2024
O Instituto Padre Haroldo recebe visita dos presidentes da WFTC, Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas; da FLACT, Federação Latino-Americana de Comunidades Terapêuticas; e da FEBRACT, Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas. O encontro tem o objetivo de organizar a 29ª Conferência Mundial de Comunidades Terapêuticas, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, na cidade de Campinas, SP, em dezembro de 2024.
Nesta quinta e sexta-feira (30/11) e no sábado (01/12) a Dra. Sushma Taylor, presidente da WFTC, e Phaedon Kaloterakis, segundo vice- presidente da organização, Jorge Olivares presidente da FLACT e Beto Sdoia, diretor do IPH e presidente da FEBRACT reúnem-se com Lúcia Decot, presidente do IPH.
A WFTC é responsável por apoiar o movimento das Comunidades Terapêuticas no mundo, como metodologia de tratamento para dependência química. A FEBRACT, organização fundada por Padre Haroldo, tem como objetivo congregar, fortalecer, organizar, capacitar e assessorar as Comunidades Terapêuticas em todo o território Nacional.
Para Lúcia Decot, que também é conselheira da FEBRACT e dos Conselhos municipal e estadual de Políticas para álcool e drogas, “receber as Federações Mundial e Latino-americana em nossa casa é uma honra e participar da organização deste evento tão importante para congregar e promover a qualificação de todo segmento das Comunidades Terapêuticas é muito gratificante. O tratamento para dependentes químicos no IPH iniciou em 1978, e ao conhecer este modelo internacional Padre Haroldo se juntou ao grupo e trouxe para o Brasil o método das comunidades terapêuticas. O IPH hoje é referência no Brasil na aplicação deste modelo de cuidado para dependentes químicos.”
O Instituto Padre Haroldo promove atualmente 13 serviços em benefício da sociedade, que ocorrem em 9 endereços diferentes. Os públicos atendidos incluem gestantes, bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos de todos os gêneros. Os quatro eixos de trabalho estão distribuídos em: Prevenção e Educação, que promove educação social com crianças e adolescentes; Acolhimento residencial, que acolhe as pessoas em diferentes moradias (jovens, gestantes e seus filhos, e pessoas em situação de rua); Tratamento e Recuperação para dependentes de álcool e outras drogas através das comunidades e repúblicas terapêuticas; Trabalho e Renda, promovendo qualificação profissional e melhoria da empregabilidade.
Para saber mais, acesse: padreharoldo.org.br