Instituto Pavão Cultural recebe até 7 de março a exposição de Zay Marcondes Pereira
Instituto Pavão Cultural
Mostra reúne fotografia, escultura, instalação e poesia visual, refletindo sobre o processo criativo e a relação entre a humanidade e a natureza
O Instituto Pavão Cultural, em Campinas, apresenta até o dia 7 de março a exposição do artista contemporâneo Zay Marcondes Pereira. Intitulada “Poema Extensivo”, a mostra reúne fotografia, escultura, instalação e poesia visual que refletem sobre o processo criativo, a relação entre humanidade e natureza e os limites do planeta diante da transformação da vida em mercadoria.
Zay traz à tona ideias desmedidas e poéticas, como a recriação do ser humano a partir de elementos biológicos primários, seres híbridos e imaginários, e um “reboot humano”, sempre ancorado na liberdade poética das artes e na recusa a limites formais tradicionais.
Peças em madeira ocupam lugar de destaque na mostra, não por acaso. Paixão antiga do artista, o material surge como poema, mensagem de preservação e respeito à vida. Cada peça reaproveitada é tratada como coautora do trabalho, revelando fibras, texturas, cheiros e histórias. A relação com a marcenaria, herdada da infância e do convívio com mestres do ofício, atravessa a obra como memória afetiva e ética ambiental.
A mostra é composta por 12 fotografias do acervo do artista — produzidas em um período de intensos trabalhos entre o Brasil e a Nova Zelândia, impressas em canvas de alta gramatura — e 17 esculturas em madeira e outros materiais, realizadas por meio de técnicas de assemblagem. Fotografias, instalações e esculturas se articulam para compartilhar com o público o olhar atento do artista sobre a natureza e os modos de coexistência no planeta.
O artista
Zay Marcondes Pereira é artista contemporâneo em multimeios, graduado em Comunicação Social pela PUC-Campinas, com formação complementar em Artes Cênicas pela Unicamp e em design de objetos e mobiliário na Itália. Autodidata, atua entre o design cenográfico, a fotografia de natureza e a escultura, com obras marcadas pela fusão de linguagens e pela experimentação. Foi designer da San Jacopo Show, em Florença, em 1988, e da Primamateria Arquitetura e Design Ecológico até 2010. Na fotografia, desenvolve um trabalho voltado à sensibilização e ao respeito entre as espécies.
Serviço
Exposição “Poema Extensivo” – Zay Marcondes Pereira
Instituto Pavão Cultural – Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Cidade Universitária, Campinas – (SP)
Até 7 de março. O Instituto fica aberto para visitação de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h.
Informações: 19 99633-4104 ou pelo e-mail pavaocultural@gmail.com